• Serviços Online
  • Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Imprensa
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA
  • Banner Azeméis é Vida

Oliveira de Azeméis planta 5 000 árvores no âmbito do projeto FUTURO

Data: 17/01/2017
Oliveira de Azeméis
A plantação das 5 000 árvores será feita na área das minas do Pintor

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai plantar, até este sábado, cinco mil árvores autóctones na freguesia de Nogueira do Cravo no âmbito do projeto “FUTURO – 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”. 

A plantação arranca esta quarta-feira à tarde na zona das Minas do Pintor, uma antiga exploração de arsénio e volfrâmio encerrada em 1995 cujo coberto vegetal vai ser reconvertido agora com a plantação de sobreiros, medronheiros e salgueiros.

Nos últimos meses, uma equipa do projeto FUTURO esteve em Oliveira de Azeméis a preparar os seis hectares de terreno para o cultivo das cinco mil árvores autóctones tendo procedido à limpeza de matos e de eucaliptos e feito o controle de plantas invasoras, nomeadamente austrálias e mimosas que invadiram a zona desde que as minas foram encerradas.

A conclusão da plantação está marcada para a manhã deste sábado contando com a participação de qualquer cidadão que queira dar o seu contributo. A autarquia assegura nesse dia transporte para os interessados em participar, com partida, às 09h00, de um autocarro do largo da República.

Aos voluntários exige-se apenas que estejam munidos de roupa e calçado confortável e água.

O plantio inicia-se amanhã, prolongando-se na sexta-feira com o apoio de voluntários das escolas Básica e Secundária Soares Basto e Ferreira da Silva. As restantes árvores autóctones serão plantadas no sábado.

A atividade, que conta com a participação da comunidade escolar, associativa, moradores, GNR e voluntários, é organizada pelo CRE.Porto - Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (AMP), em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

O território de intervenção do FUTURO estende-se pelos vários municípios da AMP com o objetivo de diversificar e qualificar a paisagem metropolitana, melhorar a qualidade do ar, aumentar a capacidade de armazenamento de carbono, melhorar a regulação hídrica, fomentar a biodiversidade, aumentar a qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade da região.

  • Casa Museu Ferreira de Castro Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis
  • Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa
  • Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
  • Cineteatro Caracas
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados