Iluminação pública amiga do ambiente a custos mais reduzidos

Data: 20/12/2017
Luminária LED

Oliveira de Azeméis vai ter, até ao final do ano, 1480 novas luminárias LED, um acordo entre a câmara municipal e a EDP que visa reduzir substancialmente a fatura energética da autarquia.

As localizações foram definidas pela EDP tendo como critério a substituição das luminárias menos eficientes – denominadas como luminárias de vapor mercúrio, pelo que, nesta fase, serão abrangidas as freguesias de Fajões, Carregosa, Pinheiro da Bemposta, Palmaz, Cucujães e São Roque.

O presidente da câmara municipal quer “tornar o concelho mais amigo do ambiente e, com esta medida, reduzir a fatura da autarquia no que respeita a custos com energia elétrica”.

A intervenção resulta de uma negociação entre a autarquia e a EDP ao abrigo do contrato de concessão existente, proporcionando uma iluminação inteligente e amiga do ambiente e que beneficia cerca de 28.000 habitantes das freguesias contempladas.

No final do corrente ano, o concelho contará com 15% de luminárias LED – amigas do ambiente, o equivalente a 2.866 luminárias. Com a intervenção prevista para 2018, o concelho ficará dotado com cerca de 30% de iluminação pública eficiente.

Em 2018, prevê-se a submissão de candidaturas no âmbito da eficiência energética recorrendo aos fundos comunitários (Portugal 2020) e, assim, conseguir a instalação de mais 3100 luminárias LED, conseguindo assim o aumento da sustentabilidade ambiental e redução significativa dos custos financeiros da autarquia.

Para o autarca “a melhoria da qualidade de vida dos oliveirenses é um grande objetivo deste executivo e, a melhoria da iluminação pública tem sido um fator reivindicativo e, portanto, com grande impacto no dia a dia dos munícipes”.