A melhoria das redes viária e de pontos de água, além da gestão de combustível, são áreas nas quais a Câmara de Oliveira de Azeméis tem vindo a intervir ao nível da defesa da floresta.
A autarquia está empenhada na criação de melhores condições para o ataque e gestão dos incêndios salvaguardando o importante recurso natural que é a floresta.
Nesse âmbito, além da notificação que é feita aos proprietários florestais, ao abrigo da legislação em vigor, estão agregadas ao município duas equipas de intervenção nos espaços florestais que executam a gestão de combustível em zonas de infraestruturas e edificações com o objetivo de reduzir a deflagração e propagação de incêndios. No decorrer de 2017 as equipas intervieram em 90 hectares de terreno.
O combate às chamas é outra das áreas em que o executivo está a atuar tendo decidido adquirir um depósito de água que será instalado em área florestal para apoiar os meios aéreos. Além desta medida está previsto, a curto prazo, a beneficiação e a construção de pontos de água no concelho.
No que se refere à rede viária florestal, o município desencadeou os procedimentos para a beneficiação de 14,4 quilómetros em manchas florestais com histórico de incêndios rurais. Esta ação tem o apoio financeiro do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).
Segundo a autarquia, esta infraestruturação do território, conjugada com o posicionamento e articulação de meios e agentes no terreno, possibilitará uma melhoria no ataque e gestão dos incêndios.