Autarquia sensibiliza alunos para as questões da água e alterações climáticas

Data: 29/03/2019

O uso racional da água e as consequências das alterações climáticas foram as temáticas desenvolvidas pela Câmara de Oliveira de Azeméis durante a Semana da Água.

As iniciativas, no âmbito das quais foi assinalado o Dia Mundial da Água, envolveram parcerias com entidades que sensibilizaram os jovens para o melhor uso do recurso natural que é a água e para os efeitos negativos das alterações do clima.

Na escola Dr. José Pereira Tavares 50 alunos foram sensibilizados para estas temáticas através da oficina pedagógica “STOP às alterações climáticas”, realizada em parceria com a empresa Águas do Douro e Paiva (AdDP) e a SIMDOURO, do Grupo Águas de Portugal.

A ação foi preenchida ainda com o visionamento de filmes didáticos relacionados com as temáticas tratadas. O momento foi aproveitado para lançar o desafio aos professores e alunos para participarem na competição lançada pelo Grupo Águas de Portugal baseada no jogo pedagógico online “Aquaquiz” destinado a fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água. Este desafio, concebido para ser jogado em sala de aula por alunos do 2º e 3º ciclo do ensino básico, termina a 17 de maio e pretende premiar alunos, professores e escolas de todo o país.

A Semana da Água envolveu ainda o departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro que promoveu junto de duas turmas do 9º ano do Curso Profissional de Turismo Ambiental e Rural da escola básica e secundária Soares Basto a sessão temática “A água e a humanidade, conceitos e desafios para uma governação partilhada”.

Ainda no âmbito da inciativa, a empresa INDAQUA S.A. irá desenvolver o projeto “Uma Aventura em Estado Líquido” nas turmas de 5.º ano de escolaridade.

Numa ação dinamizada pela Luságua todas as turmas do 9.º ano de escolaridade da Escola Secundária Soares de Basto irão visitar a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Salgueiro, em Santiago de Riba-Ul, numa parceria com a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria.