Município vai avançar com a recolha de biorresíduos porta-a-porta

Data: 03/10/2021

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis vai avançar com a recolha seletiva de biorresíduos porta a porta da fração alimentar, em alguns locais do município como projeto piloto e na totalidade do Município para a fração verde.

Este projeto, que a autarquia quer implementar a partir de 2022, insere-se na política de separação e reciclagem dos biorresíduos verdes e alimentares evitando o seu envio para aterro, conforme determina uma diretiva europeia que obriga os Estados Membros a implementarem até dezembro de 2023 a separação deste tipo de resíduos.

Trata-se de um investimento de 584 mil euros, dos quais 250 mil são financiados pelo POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos), ao abrigo de uma candidatura aprovada.

Segundo o presidente da Câmara, Joaquim Jorge, o projeto “permitirá efetuar, três vezes por semana, a recolha seletiva porta-a-porta e avançar com a valorização de resíduos alimentares procedendo-se ao seu reaproveitamento”. Um estudo financiado pelo Fundo Ambiental e desenvolvido pela empresa “3 drivers”, estima uma captura de 24% de biorresíduos em 2023 (correspondendo a cerca de 2 500 toneladas) e aponta para um modelo que combina a recolha seletiva com a compostagem doméstica e comunitária e o uso posterior do corretivo orgânico produzido na agricultura, ou jardins.

Para implementar o sistema, será lançado um concurso público para a aquisição de “big bags”, duas viaturas e 3150 contentores, dos quais 250 para a recolha de resíduos verdes em todo o concelho e os restantes 2 900 para recolha de resíduos alimentares abrangendo 3 610 alojamentos das freguesias de Oliveira de Azeméis, Macieira de Sarnes, Nogueira do Cravo, Cesar (zona central) e Cesar (contíguo a Fajões).

Além dos alojamentos particulares, o projeto incluirá a recolha de biorresíduos provenientes de instituições (lares de idosos, Instituições particulares de solidariedade social, escolas) e do setor do comércio, nomeadamente de supermercados e mercearias, cuja produção diária não exceda os 1100L/diários.

É prática recorrente a queima dos resíduos verdes, por parte dos particulares e com a implementação deste projeto pretende-se reduzir ao máximo este hábito e desta forma para além de contribuir para a economia circular dos resíduos, reduzir o número de fogos rurais.

Com a implementação do projeto, o município de Oliveira de Azeméis espera recolher 1 456 toneladas anuais de biorresíduos com ganhos ao nível da eficiência ambiental, estando esta meta dependente da adesão da população Oliveirense.