1500 Sobreiros plantados no Parque do Cercal

Data: 12/02/2015
1500 sobreiros foram plantados no Parque do Cercal

O Município de Oliveira de Azeméis realizou hoje uma iniciativa que permitiu plantar 1500 sobreiros no Concelho, mais concretamente no Parque do Cercal, um espaço que acolhe as novas instalações da Escola Superior Aveiro Norte, da Universidade de Aveiro.

“É com muita satisfação e espírito de dever cumprido que Oliveira de Azeméis participa no projeto das 100.000 árvores, da Área Metropolitana do Porto. A iniciativa ganha ainda mais simbolismo porque acontece no Parque do Cercal, um espaço municipal que obedece a regras ambientais e ecológicas”, afirmou Hermínio Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

O autarca salientou ainda que esta ação é um exemplo municipal de aposta e defesa do ambiente” e que “o poder local, pela sua proximidade com a população e os territórios, tem o dever de apoiar e promover este tipo de iniciativas. Queremos envolver a população e transmitir um bom exemplo, sobretudo às crianças e jovens, da importância deste tipo de ações para a melhoria da qualidade de vida de todos nós.”

A iniciativa foi realizada no âmbito do projeto das 100 mil árvores na Área Metropolitana do Porto, que visa a promoção do voluntariado e a aproximação das pessoas da terra, fomentando a sua participação.

O projeto não prevê apenas a reflorestação de áreas ardidas e não é somente uma iniciativa de plantação para celebrar o Ano Internacional das Florestas. Trata-se de um esforço planeado e coordenado de várias organizações e cidadãos, com o objetivo de criar bosques com espécies autóctones numa área metropolitana que precisa de enriquecer a sua biodiversidade, sequestrar carbono, melhorar a qualidade do ar, proteger os seus solos e contribuir para uma melhor qualidade de vida das pessoas.