Alunos apresentam propostas para uma mobilidade mais sustentável

Data: 08/03/2016

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis procedeu à transmissão do "Testemunho da Rota" dos 20 anos do Programa Eco Escolas ao Agrupamento de Escolas Dr. Ferreira da Silva, uma iniciativa que procura induzir estratégias de intervenção na comunidade, baseadas na identificação de problemas e na busca de soluções que visem um dia-a-dia mais sustentável.

«A mobilidade sustentável é algo que nos preocupa bastante», afirmou o presidente da autarquia.

De acordo com Hermínio Loureiro, «o Município continua a desenvolver um conjunto de medidas que visam a promoção de uma mobilidade mais sustentável no concelho».

Segundo Isidro Figueiredo, vereador do pelouro da educação, «o programa eco escolas permitiu um maior envolvimento da comunidade escolar e da comunidade nas questões ambientais através do desenvolvimento de atividades cujo objetivo é a melhoria do desempenho ambiental e a alteração de comportamentos dos participantes».

«No corrente ano letivo, temos escolas dos 5 agrupamentos envolvidos e a participar no programa Eco- Escolas», disse o vereador, adiantando que «para a Rota dos 20 e com o objetivo de tornar Oliveira de Azeméis num território convidativo, seguro, inclusivo, fácil de andar a pé e de bicicleta, a autarquia propõem-se a: proceder à pintura de 200 passadeiras até ao final do ano; requalificar alguns passeios com a eliminação das barreiras arquitetónicas; construir uma ciclovia de cerca de 4 km, junto à “Zona Educacional e Desportiva”; implementar o projeto “Bike Sharing” e que será constituído por postos de aluguer de bicicletas; e desenvolver vários projetos de educação ambiental, aproveitando e incrementando as potencialidades dos espaços naturais de referência, nomeadamente, parque temático Molinológico, margens do Caima e Parque La Salette.

Os “Testemunhos da Rota” contêm quatro elementos: o “Pergaminho”, onde cada Eco Escola elenca pelo menos uma sugestão e um compromisso para a melhoria da mobilidade, uma “Bandeira”, assinada por todos os intervenientes no Programa Eco Escolas, um “Livro das Escolas”, onde cada instituição de ensino colocou mensagens sobre o que é para si ser Eco Escola e um “Livro dos Municípios”, que se destina a recolher ideias, sugestões e mensagens sobre o projeto e sustentabilidade.
De entre as sugestões elencadas no pergaminho do concelho de Oliveira de Azeméis, as escolas destacaram a necessidade da introdução de melhorias nos passeios, nas estradas e nas passadeiras.

A iniciativa "Rota dos 20" - Programa Eco Escolas é coordenada pela ABAE - Associação Bandeira Azul Europa, enquadra-se no tema mobilidade sustentável e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva, através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e município.

Os testemunhos onde serão registadas opiniões e sugestões, simbolizam também o compromisso dos envolvidos em continuar o percurso da sustentabilidade.
Terá a duração necessária para que os testemunhos passem em todas as escolas , prevendo-se que esteja concluída no final de 2016.