Azeméis combate o desperdício

Data: 04/11/2014

Oliveira de Azeméis é o único parceiro português do projeto internacional “Happy Home Wallet”, com o lema “desperdício zero”. A iniciativa, que vai ter lugar até Julho de 2015, já organizou diversas iniciativas junto da população Oliveirense, através da partilha de experiências que permitam a  aquisição de competências nas áreas da economia, sustentabilidade ambiental, poupança de recursos naturais e energia e gestão adequada da  economia doméstica familiar.

“Este é um projeto ao qual Oliveira de Azeméis não poderia deixar de se associar. É muito motivador fazê-lo e poder dotar as nossas crianças e jovens de competências para combaterem o desperdício e fazerem uma melhor gestão dos recursos disponíveis. Saber que o projeto envolve também
diferentes gerações dá ainda mais valor à iniciativa”, afirma o vereador Isidro Figueiredo.

As dezenas de ações e projetos realizados envolveram milhares de participantes. Entre as mais relevantes encontram-se um inquérito aos encarregados de educação, a criação de um guia e a realização de um workshop e de uma  tertúlia sobre consumo sustentável, a realização do  Laboratório Pingote, sobre a temática da água, e do Laboratório Salada de Frutas, sobre   alimentação e estilos de vida saudáveis. As duas últimas iniciativas foram dirigidas ás crianças e tiveram lugar nas escolas do Concelho. O projeto  internacional, que para além de Portugal conta ainda com os países europeus Itália, França, Hungria, Turquia, República Checa, Polónia e Suíça, vai  continuar a contribuir para repensar os nossos hábitos de consumo.