Concurso alerta para a importância da poupança de água

Data: 17/02/2011
O concurso ambiental «Com o Pingote a Experimentar... Vais ganhar!» foi ganho pelo jardim-de-infância de Vermoim, da freguesia de Ossela

O Jardim-de-Infância de Vermoim, na freguesia de Ossela, concelho de Oliveira de Azeméis ganhou o concurso «Com o Pingote a experimentar...vais ganhar!», promovido pela Câmara Municipal.

A iniciativa teve como objectivo fomentar o interesse das crianças para o conhecimento do ciclo da água e introduzir mudanças de comportamento na comunidade escolar.

O projecto pretendeu ainda reforçar as competências pedagógicas e científicas de professores e alunos através de ferramentas que promovam a educação ambiental e sensibilizem as crianças para a importância vital da água.

O concurso, que contou com a participação de quatro jardins-de-infância do concelho, envolveu a criação de uma campanha de sensibilização para a poupança da água.

A escola premiada desenvolveu um desdobrável que alerta para a necessidade de preservar e poupar água com gestos simples como o de fechar a torneira enquanto se escovam os dentes ou a reutilização da água da chuva.

O trabalho desenvolvido resultou na atribuição de uma visita guiada ao Centro de Educação Ambiental das Águas do Douro e Paiva bem como a participação na acção de educação ambiental «Vem ser cientista com o Topas».

A avaliação dos trabalhos envolveu critérios como a clareza, a originalidade, a utilidade da informação e o rigor dos dados.

O concurso foi promovido no âmbito do projecto «Laboratório Pingote», uma estrutura itinerante junto das escolas que procura sensibilizar as crianças para boas práticas ambientais associadas à utilização da água.

Ficheiros para download