Escola de Lações vence concurso Reciclo-Óleo

Data: 19/01/2015
Escola de Lações vence concurso Reciclo-Óleo

A Escola Básica nº 2 de Oliveira de Azeméis venceu o concurso Reciclo-Óleo referente ao ano lectivo 2013-14. A escola recebeu o prémio, no valor de 120 euros, das mãos do vereador Isidro Figueiredo, que tem no município de Oliveira de Azeméis a responsabilidade dos pelouros do Ambiente e da Educação.

A EB nº 2 de Oliveira de Azeméis conseguiu recolher a maior quantidade por aluno de óleos alimentares usados alcançando uma média 2,93 litro/aluno que lhe valeu o primeiro lugar tendo sido seguida pela EB 1 de Areosa (Pinheiro da Bemposta) com 1,58 lt/aluno e pela EB 1 de Carregosa com 1,42 lt/aluno. As segunda e terceira classificadas recebem como prémio, material no valor de 50 euros.

Participaram neste concurso promovido pela área do ambiente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis a totalidade das escolas do 1º ciclo do concelho de Oliveira de Azeméis que reuniram no seu conjunto 545 litros de óleos alimentares usados que foram reutilizados pela a Portary, gestão de resíduos S.A., empresa que patrocina esta iniciativa do município.

Promover e incentivar a separação e reciclagem de óleos alimentares usados, evitando a sua descarga na rede pública de esgotos e no solo e ao mesmo tempo valorizar os óleos alimentares usados recolhidos, com a sua transformação em biodiesel são os objetivos desta iniciativa que vai, segundo o vereador Isidro Figueiredo, continuar a ser acarinhada pela autarquia por se ter “verificado que tem efeitos práticos muito interessantes do ponto de vista ambiental e também no que diz respeito à sensibilização da comunidade por que envolve alunos, pais, assistentes operacionais e, mais importante ainda, envolve as famílias num problema que é de todos.

Na sessão de entrega do prémio que decorreu na própria escola, na presença de alunos, professores, funcionários e da diretora do Agrupamento de escolas Ferreira de Castro, a técnica responsável pelo ambiente na autarquia depois de elencar as vantagens da recolha deste tipo de residuos deu os parabéns aos alunos e desafiou-os a continuar a participar de forma empenhada no concurso.

A diretora do Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, manifestou neste encontro com os alunos “o orgulho pelo prémio alcançado pela escola de Lações que é também um prémio ao agrupamento”. Ilda Ferreira salientou o facto de, neste concurso o prémio ser resultado de um envolvimento que vai muito além dos muros da escola e que exigiu o empenhamento dos próprios pais.

Ao longo do concurso Reciclo-Óleo as escolas são convidadas a recolher os óleos em garrafas ou garrafões de plástico devidamente acondicionados e que são depositados nos oleões que já se encontram em cada uma das escolas do concelho.

A recolha vai sendo realizada ao longo ano ano letivo e no final do mesmo é feita a contagem da totalidade recolhida e a respetiva média por aluno.

Classificação:
1.º lugar – EB1 n.º 2 OAZ – 2,93L/aluno – prémio cheque no valor de 120€
2.º lugar – EB1 Areosa – Pinheiro da Bemposta – 1,58L/aluno – material no valor de 50€
3.º lugar – EB1 Carregosa – 1,42L/aluno– material no valor de 50€