Figuras públicas no arranque de campanha de adoção de canídeos

Data: 05/03/2012
Figuras públicas apoiaram a campanha de adoção no canil intermunicipal de Entre Douro e Vouga

Mais de 30% dos animais recolhidos em 2011 no canil intermunicipal do Entre Douro e Vouga foram adotados, revelou o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro.

O autarca, que falava no final da campanha de adoção de cães, apadrinhada por várias figuras públicas como a apresentadora Ana Paula Reis, o fadista Nuno da Câmara Pereira, o estilista João Rolo, Mituxa Jardim e o escultor Paulo Neves, anunciou que dos 1389 animais capturados o ano passado 470 foram adotados e que nos primeiros dois meses deste ano já se atingiu 20% das adoções em 2011.

«Isso é um bom sinal e deve-se às campanhas de sensibilização realizadas e à qualidade do serviço que é prestado neste equipamento», afirmou Hermínio Loureiro, frisando que a campanha se insere na «política de promoção e valorização do canil intermunicipal e, simultaneamente, na preocupação de sensibilizar as pessoas para adotarem um animal».

O autarca agradeceu a disponibilidade dos convidados em se associarem à iniciativa que marca o início da adoção aos sábados (10h30-13h00) e não às quartas-feiras como até agora, uma decisão tomada na última reunião da Associação de Municípios de Terras de Santa Maria (AMTSM).

«Com esta mudança vamos, seguramente, aumentar os números da adoção de canídeos», disse Hermínio Loureiro.

Segundo o autarca de Oliveira de Azeméis, a atividade do canil intermunicipal tem superado as expetativas continuando a trabalhar para o fim com que foi construído que foi acabar com um problema de saúde pública e promover a adoção dos animais.

«Este equipamento é um excelente exemplo de como os municípios podem conseguir melhores resultados trabalhando em conjunto do que de forma isolada», referiu.

O equipamento ocupa uma área de 3.000 metros quadrados, com condições para albergar simultaneamente 100 animais. O canil, um projeto da responsabilidade da AMTSM, recebeu até final do passado ano 5.086 animais, 1.414 dos quais foram adotados.

O canil, situado no antigo aterro sanitário da serra do Pereiro, na freguesia de Ossela, serve os municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, mas tem recebido animais de outros concelhos, por ser o único centro de recolha oficial na região Norte.

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro, falando da campanha da adoção