Figuras públicas apadrinham adoção de canídeos

Data: 29/02/2012

Algumas figuras públicas e da televisão vão estar este sábado em Oliveira de Azeméis para apadrinhar a adoção de animais no canil intermunicipal de Terras de Santa Maria.

A campanha de adoção de canídeos decorrerá entre as 10h30 e as 13h00 nas instalações localizadas na serra do Pereiro, na freguesia de Ossela.

Entre as figuras públicas que estarão em Oliveira de Azeméis conta-se Carlos Mozer (ex-jogador do Benfica), Paula Calvino, Pedro Reis, Paulo Sousa Costa e Xenica Jardim.

Esta é mais uma iniciativa da autarquia de Oliveira de Azeméis, em parceria com a Associação de Municípios de Terras de Santa Maria, para sensibilizar a população a adotar animais abandonados, evitando o seu abate.

Em declaração à EDV Informação, Isidro Figueiredo, vereador do Ambiente, defendeu que «a sensibilização para a adopção é uma tarefa de todos e deve ser fomentada, particularmente junto dos mais novos».

«Entendemos, por isso, que estas iniciativas têm muito impacto e servem igualmente para dar a conhecer as instalações do canil intermunicipal que serve cinco municípios não só no âmbito do acolhimento de cães vadios e errantes, mas também na disponibilização da valência de hotel para o período de férias», sublinhou o autarca, responsável pelo pelouro do Ambiente na autarquia.

A acção marca a abertura do equipamento ao sábado com período de adopção.

O equipamento – localizado no antigo aterro sanitário da serra do Pereiro (freguesia de Ossela), em Oliveira de Azeméis – estende-se por uma área de 3.000 metros quadrados, com condições para albergar simultaneamente 100 animais.

O canil, um projecto da responsabilidade da AMTSM, recebeu até final do passado ano 5.086 animais, 1.414 dos quais foram adoptados.

O canil encontra-se ao serviço dos municípios de Arouca, Oliveira de Azeméis, S. João da Madeira, Santa Maria da Feira e Vale de Cambra, mas tem recebido animais de outros concelhos, por ser o único centro de recolha oficial na região Norte.

A AMTSM tem desenvolvido também desde a sua inauguração em 27 de Março de 2008 um conjunto de acções, para além da captura dos animais.

Promoção de visitas, campanhas de controlo de cães vadios e de vacinação anti-rábica, são outras das iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projecto.