Fundação La Salette investe cinco milhões de euros no parque da cidade

Data: 08/09/2009
Requalificação do parque vai custar cinco milhões de euros

A Fundação La Salette (FLS) vai investir cinco milhões de euros na requalificação do parque da cidade, anunciou o presidente da instituição, Hermínio Loureiro.

O investimento resulta da aprovação de uma candidatura pela Comissão de Coordenação do Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) ao abrigo do ON.2 - O novo Norte - Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013 (QREN).

«Esta é a grande oportunidade para requalificar o Parque de La Salette e toda a sua envolvente pois, apesar do trabalho já se ter iniciado, não há tempo a perder», afirmou Hermínio Loureiro.

«É uma prenda excelente para renovar e melhorar o pulmão verde da cidade e do concelho», acrescenta o responsável, aludindo ao primeiro centenário do parque, que se comemora este ano.

O projecto de requalificação visa tornar o espaço num «pólo natural de excelência à escala metropolitana e regional» e num «elemento potenciador do novo desenho da cidade».

«Continuaremos a trabalhar para que o parque de La Salette seja um espaço de excelência ambiental na área Metropolitana do Porto», afirma o presidente da FLS.

O projecto global define como linhas prioritárias a qualificação do parque como «pulmão da cidade» e zona lúdica e de lazer e a construção de novos equipamentos como o Centro de Interpretação do Vidro e o Centro de Visitantes.

«O parque, onde nasceu a indústria vidreira, tem agora uma grande oportunidade de valorizar a sua história ao dar a conhecer ao público a fileira do vidro através de um Centro de Interpretação», esclarece Hermínio Loureiro.

Segundo o relatório que fundamenta as intervenções «pretende-se requalificar uma nova unidade territorial sustentada num parque verde urbano», complementar a «todas as estruturas e equipamentos existentes na cidade integrando um novo zonamento lúdico e de lazer no tecido envolvente, tudo isto numa lógica de descompressão do tecido urbano construído e de conquista progressiva de espaço para uso colectivo».

A melhoria do espaço passará ainda pela «reorganização da circulação viária» e pelo «incremento de condições de segurança e conforto por via da requalificação das vias de acesso, fomentando modos de transporte urbano favoráveis ao ambiente».

O projecto de execução envolve 10 acções, destacando-se como novidades a criação do Centro de Interpretação do Vidro e do Centro de Visitantes e um novo parque de merendas para os visitantes.

Os maiores investimentos destinam-se à implementação de uma nova mata a nascente (1,5 milhões de euros) com nova florestação e trilhos e à requalificação do núcleo histórico do parque (1,1 milhões de euros).

A requalificação do parque infantil e desportivo, a criação do parque sénior e a melhoria de outro equipamento urbano constam também da lista de intervenções prioritárias.

Os projectos

- Criação do centro de Interpretação do Vidro - 960.000,00 euros
- Requalificação do parque infantil e desportivo com criação do parque sénior - 102.500,00 euros
- Requalificação do núcleo central (histórico) do parque - 1.100.000,00 euros