Lixeira da Minhoteira é erradicada a 19 de Março

Data: 09/02/2011
A lixeira da Minhoteira vai ser eliminada após décadas a receber lixo

A lixeira da Minhoteira, um dos maiores «pontos negros» do concelho de Oliveira de Azeméis, vai ser erradicada no dia 19 de Março pelos voluntários do projecto Limpar Portugal, numa operação apoiada pela autarquia.

Todo o tipo de lixo, incluindo electrodomésticos, plásticos e pneus, foi depositado ao longo de décadas nesta lixeira da freguesia do Pinheiro da Bemposta tornando-a naquilo que o presidente da câmara local, Hermínio Loureiro, considera ser «um problema muito grave do ponto de vista ambiental».

Nesse dia são esperados muitos voluntários para procederem à limpeza do local, em articulação com a autarquia e com a junta de freguesia do Pinheiro da Bemposta.

«A remoção da lixeira tem sido dificultada pelos acessos difíceis do terreno», afirma Hermínio Loureiro que lembra «existir hoje mecanismos de recolha da parte da Câmara Municipal pelo que é lamentável que as pessoas continuem a fazer estas agressões ambientais».

Para o autarca, que justifica estas situações com a «falta de educação das pessoas e de respeito pelo meio ambiente», «é preciso acabar, de uma vez por todas, com esta selvajaria de despejar resíduos na floresta».

Os trabalhos do dia 19 de Março vão envolver a colaboração de voluntários, entidades da sociedade civil e escolas.

A limpeza da lixeira ocorre um ano depois do movimento nacional «Limpar Portugal» ter mobilizado cerca de 100 000voluntários para erradicar as lixeiras do país.

• A lixeira da Minhoteira vai ser eliminada após décadas a receber lixo
Ficheiros para download