Lixeira da Minhoteira vai ser erradicada em breve

Data: 17/12/2010

A Câmara de Oliveira de Azeméis, em parceria com o núcleo local do movimento «Limpar Portugal» e a junta de freguesia do Pinheiro da Bemposta, vai erradicar a lixeira localizada no lugar da Minhoteira.

A remoção de um dos maiores «pontos negros» do concelho ainda não tem data marcada mas a intenção é avançar com a erradicação logo que estejam reunidas as condições técnicas e assegurada a participação de voluntários.

Para Janeiro está marcada uma reunião entre as entidades parceiras e os proprietários dos terrenos na qual será definido o timing para o início da intervenção.

A limpeza poderá ocorrer em Março de 2011, no mês em que se assinala o primeiro aniversário do projecto «Limpar Portugal», iniciativa que mobilizou, a 20 de Março, cerca de 100 000 voluntários em todo o país.

«Reconhecemos um papel importante da sociedade civil nas questões ambientais, na prevenção e na resolução dos problemas, e por isso vamos desenvolver esta acção em parceria com a junta de freguesia do Pinheiro da Bemposta e com o movimento Limpar Portugal», afirma o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

Há décadas que a lixeira da Minhoteira é o depósito de toneladas de lixo onde se inclui, entre outros resíduos, plásticos, pneus e electrodomésticos.

«É um problema muito grave do ponto de vista ambiental cuja resolução é agravada pelos acessos difíceis do terreno», afirma Hermínio Loureiro, lembrando que «hoje as pessoas dispõem de mecanismos de recolha da parte da Câmara Municipal pelo que é lamentável que as pessoas continuem a fazer estas agressões ambientais».

«A floresta tem de ser salvaguardada e com esta acção na Minhoteira vamos dar um exemplo de cidadania num trabalho de parceria com a sociedade civil, escolas e algumas instituições para acabar de uma vez por todas com este flagelo que são as lixeiras clandestinas», disse.

O presidente do município, acompanhado de Isidro Figueiredo, vereador do Ambiente, visitou o local e anunciou que a autarquia irá apoiar tecnicamente a remoção da lixeira.

«Vamos ter que encontrar em conjunto soluções técnicas», explica o autarca, destacando a disponibilidade das entidades envolvidas na resolução do problema.

«Esperamos, sinceramente, que seja o princípio do fim de um problema ambiental que se arrasta há largos anos», afirma o coordenador Fernando Pinho na página (http://limparportugal.ning.com/group/oaz) do núcleo concelhio do projecto «Limpar Portugal».

O responsável encara a visita à lixeira da Minhoteira o «arranque de um novo ciclo da estrutura concelhia, a parceria com a autarquia tendo em vista a erradicação total das lixeiras existentes em espaço florestal no concelho».

Até à limpeza da lixeira a autarquia irá proceder à vedação do local de forma a evitar o depósito de mais resíduos, impedindo mais agressões ambientais.

GALERIA DE SONS
  • Hermínio Loureiro fala sobre a limpeza da lixeira