Oliveira de Azeméis «entrega» galardões eco-escolas a cinco mil alunos do país

Data: 29/09/2011
Entrega dos galardões eco-escolas, a decorrer na cidade de Oliveira de Azeméis, foi dada a conhecer em conferência de imprensa

A cidade de Oliveira de Azeméis recebe, esta sexta-feira, a edição do «Dia Bandeiras Verdes 2011», um dos maiores eventos escolares que este ano celebra 15 anos de existência.

O evento, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), vai reunir 5 mil alunos e professores de 1200 escolas do país que vão ver reconhecido o seu contributo ambiental no último ano lectivo.

Segundo Hermínio Loureiro, presidente da autarquia de Oliveira de Azeméis, «este evento é um motivo de grande satisfação para o município e para as questões ambientais».

«A autarquia continuará a trabalhar arduamente em tudo o que diga respeito ao ambiente procurando ser parceira da escola e da comunidade neste sector», afirmou o autarca, destacando a requalificação das margens do rio Caima, a área protegida do rio Antuã e o projecto de modernização do Parque de La Salette, um conjunto de acções ambientais que a autarquia tem em curso.

«É importante que as escolas se possam diferenciar por factores positivos e a atribuição da bandeira verde é um diploma de qualidade em práticas ambientais como são exemplos a reciclagem do lixo e a poupança da água e da electricidade.

Entre as 1200 escolas do país, o concelho de Oliveira de Azeméis figura entre os principais municípios com mais galardões conquistados.

«Essa distinção é o fruto dos seus esforços na melhoria do desempenho ambiental e sensibilização da população para a necessidade de adopção de comportamentos mais sustentáveis», afirmou Fátima Vieira, directora da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

«Portugal conta, este ano, com 1200 escolas distinguidas, num total de 1522 inscritas, de 236 municípios envolvidos», acrescentou a representante.

As escolas serão distinguidas numa cerimónia que decorrerá no pavilhão Dr. Salvador Machado contando com a presença do presidente da autarquia, da responsável da ABAE, e de representantes dos Ministérios da Educação e do Ambiente.

O programa inclui, entre as 09h30 e 14h00, uma eco-mostra composta por ateliers, jogos, exposições e pinturas faciais.

A entrega dos galardões Eco-Escolas 2011 inicia-se às 14h30.

O Eco-Escolas é um programa internacional que pretende encorajar acções e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da educação ambiental.