Oliveira de Azeméis assinala Maio como o mês do ambiente

Data: 03/05/2011

A «Semana Ambientar» e a «Semana da Biodiversidade», que decorrem no mês de Maio, são dois espaços nobres com que a Câmara de Oliveira de Azeméis pretende criar, junto das escolas e da população, uma «consciência cívica relativamente às questões ambientais», afirmou o vereador do ambiente Isidro Figueiredo.

O autarca assistiu, na escola secundária Soares Basto, ao arranque da «Semana Ambientar», uma das iniciativas que integra o calendário do «Mês pelo ambiente» e que ficou marcado pela palestra «Os efeitos pela poluição atmosférica» proferida por Clara Ribeiro, da Universidade de Aveiro, e pela abertura da exposição «O ar que respiro».

Até seis de Maio a palestra e a exposição irão percorrer ainda a escola secundária Ferreira de Castro e a escola básica e secundária de Fajões.

«A Semana Ambientar dirige-se, em particular, à população estudantil abrangendo as três escolas secundárias do município», explica Isidro Figueiredo.

«Pretendemos sensibilizar a comunidade escolar e o público para a importância do ambiente e para as implicações da qualidade do ar na saúde humana», afirmou.

«As palestras têm a colaboração da Escola Superior de Saúde do Porto e da Universidade de Aveiro porque entendemos que, também no ambiente, as parcerias são fundamentais», disse.

A autarquia tem agendadas outras acções das quais se salientam, entre os dias 16 e 22, a Semana da Biodiversidade direccionada para o meio escolar com a exibição do documentário «Home: o mundo a nossa casa» nas escolas-sede dos agrupamentos, um passeio pedestre no parque temático molinológico e a realização de ateliers ambientais.

A concentração de actividades em Maio inclui também a realização de um workshop ambiental ligado ao sector automóvel, uma parceria com a Associação Nacional representativa do sector onde vão ser abordados os procedimentos a seguir pelas empresas ligados à protecção do ambiente.

Até ao final do mês a autarquia associa-se ainda ao Dia Aberto da escola secundária Ferreira de Castro e à Semana da Biodiversidade promovida pela Associação Amigos da Terra.

Várias actividades relacionadas com o ambiente vão estar também em destaque durante as comemorações do Dia Mundial da Criança que decorrerão entre 30 de Maio e seis de Junho no Parque Temático Molinológico, na freguesia de Ul.

• A Semana Ambientar e a Semana da Biodiversidade são oportunidades para a sensibilização da comunidade escolar