Serralves mostra importante coleção de livros e edições de artistas

Data: 02/11/2016
Exposição da Fundação de Serralves é uma das mais importantes da Europa

Livros e edições de artistas da Coleção de Serralves que fazem parte da exposição “Que sais-je?” podem ser vistas até 28 de janeiro de 2017 na biblioteca a municipal Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis.

A mostra, que assume o nome da famosa enciclopédia de bolso francesa fundada em 1941, apresenta livros e edições entre a década de 1960 e a atualidade e faz parte do conjunto de exposições itinerantes da Fundação de Serralves.

Na inauguração da exposição, o presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, disse querer “aprofundar e reforçar a parceria com a Fundação de Serralves” na descentralização da sua atividade e considerou a mostra “mais uma prova evidente da qualidade do trabalho da instituição sedeada na cidade do Porto.

O autarca destacou a “visão estratégica” da Fundação para “se aproximar dos municípios” e sublinhou que a opção de Oliveira de Azeméis “tem sido aprofundar esta relação pelo que com esta exposição estamos a dar mais um passo nessa direção”.

Ana Pinho, presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, comentou ser “uma satisfação para o organismo que dirige estar associado ao município de Oliveira de Azeméis” e mostrou-se favorável a “uma dinâmica cultural descentralizada”.

Segundo a responsável “Oliveira de Azeméis é um caso de sucesso de levar esta estratégia de descentralização aos municípios”.

A exposição, que possui obras de 20 artistas, está patente até 28 de janeiro depois de já ter estado visível ao público nas instalações da Fundação de Serralves, entre Janeiro e Maio deste ano, e na cidade de Bordéus, França.

Segundo Ana Pinho, “a coleção de livros e edições de artistas da Fundação é uma das mais importantes da Europa” sendo constituída por cerca de 5 000 obras.

No âmbito da exposição, realiza-se este sábado, 5 de novembro, na biblioteca Ferreira de Castro, uma ação de formação ministrada por Paulo Jesus, do Serviço Educativo do Museu de Serralves.

A ação destina-se a técnicos da autarquia, educadores, professores e técnicos de serviços educativos. A iniciativa decorre entre as 10h00 e as 13h00 e entre as 14h00 e as 17h00 e implica inscrição para o email [email protected]