Autarquia prepara plano estratégico para a cultura

Data: 12/09/2011

Dentro de dois anos a Câmara de Oliveira de Azeméis pretende apresentar o Plano Municipal da Cultura, um documento estratégico para as políticas de actuação do município no que respeita às actividades culturais.

«É um projecto ambicioso que tem como objectivo melhorar a eficácia da actuação do município indo ao encontro das expectativas dos munícipes», afirmou a vereadora do pelouro da cultura.

Segundo Gracinda Leal, «o plano pretende ainda o desenvolvimento de projectos na área cultural e o enquadramento das actividades efectuadas por diferentes entidades nesta área».

A acção, iniciada em 2010, incluiu, numa primeira fase, o levantamento por áreas temáticas dos projectos desenvolvidos e equipamentos existentes no concelho, com base nos dados disponíveis nos diversos serviços municipais.

Foram ainda realizadas sessões de trabalho temáticas com os representantes das juntas de freguesia e associações destinadas à obtenção de informação das actividades desenvolvidas e das suas expectativas.

Neste momento está em curso o processo de auscultação da população pelo que a autarquia tem disponível, até ao dia 20 de Outubro, um inquérito individual em papel e na página electrónica do município aqui.

«Com esta inquirição, para a qual apelamos desde já para a participação de todos no seu preenchimento, pretendemos sondar os munícipes percebendo quais são os assuntos que os interessam, como ocupam os seus tempos de lazer, de que forma utilizam os equipamentos culturais, qual a sua relação com o património concelhio avaliando a sua satisfação com as actividades e equipamentos culturais», destacou a vereadora.

Após a análise dos resultados será feita a sua apresentação, em sessão pública, para discussão dos mesmos.

Finalizada a apresentação será dado início à elaboração do documento estratégico, responsável por definir a estratégia cultural do município para os próximos anos.