Crianças e jovens conhecem França e Argentina nas férias

Data: 28/06/2011
«Na biblioteca em férias» vai levar 50 jovens a descobrirem países como a Argentina e a França

O programa «Na biblioteca em férias 2011», que se realiza em Oliveira de Azeméis entre 16 e 26 de Agosto, vai dar a conhecer a cultura e as tradições da Argentina e da França.

A iniciativa, dividida em duas semanas, destina-se a crianças e jovens entre os 10 e os 16 anos residentes no concelho que deverão inscrever-se até às 17h00 de 29 de Julho através do e-mail [email protected] ou por via postal para biblioteca municipal Ferreira de Castro, rua General Humberto Delgado, 3720-254 Oliveira de Azeméis.

A primeira semana, dedicada à Argentina, realiza-se na biblioteca municipal entre 16 e 19 de Agosto oferecendo actividades ligadas à realidade daquele país sul-americano.

Os mais novos aprenderão os traços mais marcantes da vida argentina através de pesquisas na internet, da realização de oficinas (escrita criativa, gastronomia, artesanato, traje típico argentino e dança), do concurso «Quem sabe mais sobre a Argentina?» e da hora do conto «Contos e lendas da Argentina».

Os participantes irão participar ainda numa videoconferência com jovens argentinos do Nodo Argentina da Red Iberoamericana de Animacion Sociocultural, na sala polivalente da biblioteca, local onde será exibido o documentário sobre Diego Maradona, um dos melhores e mais famosos jogadores de futebol do século XX.

A segunda semana, dedicada à França, decorre entre 22 e 26 de Agosto sob o mesmo formato da semana argentina. Além da pesquisa na internet sobre a nação gaulesa, os mais pequenos podem frequentar um mini-curso de francês e participarem em oficinas, com destaque para a alta costura, a gastronomia e a ilustração com as personagens centrais de Asterix e Obelix.

Haverá ainda uma outra oficina sobre produção de monumentos franceses e o encontro «À conversa com imigrantes de França».

A semana francesa termina com a exibição de dois filmes: Ratatui e O Corcunda de Notre Dame.