Nomes do jazz e do blues no arranque do festival «Novos sons»

Data: 20/09/2011
Cantora Luísa Sobral, uma das figuras que abrem a primeira edição do festival «Novos Sons»

A Câmara de Oliveira de Azeméis promove a 14 e 15 de Outubro a primeira edição do Festival «Novos Sons», um projecto musical destinado a dar a conhecer sons alternativos a partir do jazz e do blues.

Os primeiros músicos convidados para o arranque do festival são a cantora Luísa Sobral, o músico Joel Xavier e o grupo «Sincopgroup».

A autarquia pretende que o festival, através de bandas e músicos reconhecidos pela sua qualidade, venha a tornar-se numa referência da programação musical de inverno.

«O projecto visa levar à comunidade a oportunidade de conviver com estes géneros musicais e toda a sua história e tradições bem como com as suas ramificações pela música moderna», refere a autarquia.

O primeiro músico a subir ao palco do cine-teatro Caracas é Luísa Sobral num concerto marcado para o dia 14 de Outubro onde cantará temas do seu trabalho «The Cherry on my Cake». O espectáculo, apoiado pela Rádio Comercial, seguir-se-á à actuação do grupo oliveirense «Sincopgroup», pelas 21h30.

A viagem musical de Luísa Sobral iniciou-se aos 12 anos. A sua formação musical levou-a ao Berklee College of Music, em Boston (EUA), onde foi nomeada para «Best Jazz Song», no Malibu Musc Awards (2008), «Best Jazz Artist», no Hollywood Music Awards, International Songwirting Competition» (2007) e ainda «The John Lennon Songwriting Competition (2008).

Antes de Luísa Sobral actuam os «Sincopgroup», grupo originário de Oliveira de Azeméis, que interpretará jazz de improviso.

Na noite do dia 15 de Outubro actuará Joel Xavier, considerado um dos mais prestigiados guitarristas mundiais. O músico, natural de Lisboa, gravou o seu primeiro álbum aos 17 anos tendo sido considerado, aos 23 anos, um dos melhores guitarristas latinos do mundo.

Joel Xavier está a comemorar 20 anos de carreira e na sua viagem até Oliveira de Azeméis levará o blues com o concerto «Back to the blues 20 years after».

O músico, que já trabalhou com outros nomes importantes da música, actuou em vários festivais internacionais de guitarra. Em 2004 foi convidado pelo Instituto Camões a representar Portugal no Festival de Jazz da Comunidade Europeia, realizado em Rabat, Marrocos.

• Cantora Luísa Sobral
  • O grupo oliveirense «Sincopgroup»
  • Joel Xavier
Ficheiros para download