Velhos são os trapos! - Live talk do projeto Percursos Cruzados com a APAV

No dia 31 de março, quarta-feira, acontecerá uma conversa online sobre a violência contra o idoso, em direto a partir das 18:30, na página de Facebook do Percursos Cruzados. Nesta talk, dirigida por um membro do projeto, estará presente a Dr.ª Rita Bessa da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - APAV, que irá abordar o tema, mas que também estará disponível para responder às questões colocadas pela comunidade. Esta conversa é organizada pelo Percursos Cruzados, um projeto da associação Incentivo Positivo, em parceria com a APAV e com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, e tem como objetivo sensibilizar e consciencializar, assim como dar as ferramentas para que a comunidade no geral esteja mais alerta para sinalizar e intervir em casos de violência contra o idoso, um dos tipos de violência que mais aumentou durante a quarentena.

Ao longo de vários séculos a perspetiva sobre o envelhecimento sofreu fortes alterações. De um ancião sábio, símbolo de experiência e respeito, passou-se à ideia de um velho frágil, improdutivo e dependente. Esta vulnerabilidade, recentemente atribuída a esta faixa etária, abre, de certo modo, portas à “legitimação” de vários tipos de violência. Estatísticas nos últimos anos apontam para um aumento dos casos de violência contra os idosos. Com o confinamento, estas foram as vítimas que mais sofreram. Os maus tratos e a violência contra pessoas idosas são fenómenos que vivem do silêncio e existem tanto nas famílias como nas instituições e passam pela violência verbal e psicológica, financeira e económica, física e sexual, e pelo abandono e negligência.  Com a conversa “Velhos são os trapos!”, pretende-se desmistificar esta problemática, abordando desde os tipos de violência exercida sobre os mais velhos, às estratégias de prevenção, deteção e intervenção. Espera-se que no final da conversa, seja mais fácil para a comunidade detetar, prevenir e combater estes casos, apresentando-se igualmente as “pequenas missões”, desenvolvidas pelo Percursos Cruzados, para manter os idosos estimulados em tempos de confinamento.

Quem estiver interessado em participar pode colocar questões antecipadamente através das nossas redes sociais ou pelo email [email protected], ou durante a talk nos comentários. A participação é 100% voluntária e gratuita. Contamos com a presença da comunidade interessada.

O Percursos Cruzados é um projeto da Incentivo Positivo - Associação de Empreendedorismo e Inovação, que iniciou em novembro e se estenderá até outubro de 2021. O principal foco do projeto é a partilha intergeracional e o desenvolvimento de um novo olhar sobre o património oliveirense. Na fase inicial os holofotes do projeto estão direcionados para os seniores de Oliveira de Azeméis, a faixa etária considerada mais vulnerável e a mais afetada pela COVID-19, que os remeteu para situações de isolamento e solidão. Numa segunda fase, o projeto visa alcançar os jovens do concelho através do desenvolvimento de novas ideias para Oliveira de Azeméis. O projeto conta com a parceria da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e é cofinanciado pelo Corpo Europeu de Solidariedade.