Hermínio Loureiro anuncia criação do Conselho Municipal da Juventude

O sector da juventude vai ser reforçado no futuro com a criação do Conselho Municipal da Juventude

A Câmara de Oliveira de Azeméis vai avançar com a criação do Conselho Municipal da Juventude, anunciou o presidente da autarquia.

«O novo organismo pretende ser um espaço de intercâmbio de actividades e ideias que contribua para a promoção do diálogo e a participação dos jovens no desenvolvimento e vida social do concelho», afirmou Hermínio Loureiro na comemoração do 10º aniversário da associação União Recreativa «Os amigos da terra» (URATE).

A criação do futuro Conselho da Juventude decorre da aplicação da lei nº8/2009 que define a composição, competências e regras de funcionamento dos órgãos consultivos dos municípios em matéria das políticas de juventude.

«O novo órgão será um importante contributo para encontrar as melhores soluções para as questões que mais preocupam a juventude», disse o autarca na cerimónia que assinalou o aniversário da URATE.

Hermínio Loureiro considerou fundamental «a existência de associações como ‘Os amigos da terra’ para continuar a incutir nos jovens do concelho valores e formação cultural».

«Ao longo destes dez anos a URATE, em parceria com a junta de freguesia, a autarquia e a igreja, foi capaz de transformar as dificuldades que foram surgindo em oportunidades, passando esta atitude a ser o segredo para atingir o sucesso», afirmou.

Defendeu ainda ser importante «incluir os jovens em debates de interesse público do concelho e do país para que se sintam parte integrante de uma sociedade que se quer proactiva».

Catalisadora da energia empreendedora da juventude, a URATE desempenha um papel formativo e pedagógico, fomentando o espírito de participação cívica e a aprendizagem democrática dos jovens através de actividades que vão desde o teatro, à literatura, xadrez e dança.