Oliveira de Azeméis associa-se à Semana Nacional do Turismo Industrial

Data: 31/03/2023

O concelho de Oliveira de Azeméis está incluído na agenda da Semana Nacional do Turismo Industrial que decorre entre os dias 10 e 16 de abril, por iniciativa do Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa do Turismo Industrial.

No âmbito da iniciativa estão previstas visitas aos circuitos do património industrial e museológico oliveirense, nomeadamente às empresas Simoldes, Novarroz, Polisport e Schmidt Light Metal Goup – Fundição injetada permitindo aos visitantes conhecer de perto os processos produtivos, as tecnologias utilizadas ou soluções inovadoras.

O calendário municipal vai além das visitas às unidades industriais podendo os visitantes inscreverem-se em atividades e workshops como, por exemplo, as Oficinas de Produção de Vidro nas quais o mestre vidreiro Alfredo Morgado ensinará as técnicas artesanais da produção de peças em vidro ou assistir ao workshop de pão de Ul na padaria do Parque Temático Molinológico onde o visitante poderá acompanhar e executar todo o processo da confeção desta iguaria tradicional e secular. Outra opção é visitar o Núcleo Museológico do Moinho e do Pão.

As visitas pressupõem agendamento prévio (ver contactos abaixo no programa)

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou, na última edição da Bolsa de Turismo de Lisboa, o compromisso com os 13 parceiros para a operacionalização do projeto “OAZ Turismo Industrial”, iniciativa lançada pela autarquia em maio de 2022 e disponível ao longo de todo o ano podendo ser consultada em https://bit.ly/3K3bizo.

O projeto do Turismo Industrial de Oliveira de Azeméis pretende valorizar as potencialidades da indústria e do património associado a ela promovendo os seus produtos distintivos e a marca Azeméis a nível nacional e internacional.

São objetivos ainda do projeto captar mais visitantes gerando fluxos turísticos e proporcionar experiências únicas e inesquecíveis aos turistas sobre o saber fazer das indústrias oliveirenses bem como reviver atividades e espaços que integram o passado do património industrial oliveirense.

Programa:

Telem. 925 661 458

Workshop de Pão de Ul

11, 12 e 13 de abril – entre as 10h e as 17h
Marcação prévia obrigatória de uma semana
Telem. 925 661 458