Certificação do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte

Data: 22/12/2023

No dia 19 de dezembro foi publicado no diário da República a certificação do Caminho Português de Santiago Central — Porto e Norte.

Este itinerário, que se estende por 177,8 km, atravessa 13 municípios, nomeadamente Oliveira de Azeméis, São João da Madeira, Santa Maria da Feira, Vila Nova de Gaia, Porto, Matosinhos, Maia, Vila do Conde, Póvoa de Varzim, Barcelos, Ponte de Lima, Paredes de Coura e Valença.

O seu traçado decalca itinerários que, em muitos casos, remontam à Romanização e que se assumiram como a espinha dorsal das vias de comunicação portuguesas da Idade Média, momento em que se iniciaram e se desenvolveram as peregrinações para Santiago de Compostela.

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis tem investido, nos últimos tempos, sobretudo no reforço da segurança da sinalética e na manutenção do percurso. Em perspetiva está o reforço das áreas de descanso para peregrinos e da sinalética interpretativa de monumentos e sítios com interesse, assim como a inauguração do Albergue da Estação de Cucujães.

A certificação do itinerário produz vários efeitos, nomeadamente por meio do reconhecimento do interesse público dos itinerários, do direito ao uso da marca «Caminho de Santiago Certificado», do acesso a financiamento destinado à salvaguarda e valorização do Caminho de Santiago, ou do acesso à divulgação e promoção nos canais de comunicação nacionais e internacionais tutelados pelas áreas do turismo e da cultura, designadamente em sítio na Internet a criar pelo Turismo de Portugal, relativamente ao Caminho de Santiago em Portugal.

O envolvimento da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis na conclusão desta certificação demonstra o seu interesse no desenvolvimento e na preservação de um ativo cultural da maior relevância para a melhoria da coesão e da oferta turística do nosso território.