Dia Internacional da Pessoa com Deficiência assinalado com entrega de distinções às empresas

Data: 07/12/2012

O «Dia Internacional da Pessoa com Deficiência» foi comemorado pela Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis com um espetáculo que juntou a dança, a música e a moda na casa de espetáculos da cidade.

A iniciativa incluiu ainda a distinção das empresas do município pela integração social e profissional das pessoas portadoras de deficiência no concelho com a entrega do Prémio de Mérito Municipal e do selo «Azeméis Integra».

«O prémio constitui uma forma pública de homenagem às entidades que em cada ano mais se destacaram na integração profissional de pessoas com deficiência», afirmou a vereadora Gracinda Leal.

«Ao instituirmos o prémio tivemos o objetivo de sensibilizar a comunidade e o meio empresarial para as dificuldades com que se defrontam as pessoas portadoras de deficiência e, ao mesmo tempo, contribuir para a melhoria das suas condições de vida através da sua inclusão e participação no desenvolvimento do concelho», explicou a responsável pela ação social.

As palavras do presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis foram acima de tudo para as empresas do concelho.

«Estamos perante um município que trabalha no sentido de dar a todos as mesmas oportunidades. Obrigado às empresas».

O prémio de Mérito Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência foi dado à BTL – Indústrias Metalúrgicas, à Simoldes Aços e Plásticos, à MDA, à Plastaze e à IGM.

O selo «Azeméis Integra» mais importante, dos três existentes no projeto, o verde-escuro, ficou nas mãos das piscinas municipais de Oliveira de Azeméis.

A Biblioteca Municipal e o Centro Lúdico receberam o Selo de cor amarela.

Atribuição do selo «Azeméis Integra» a 10 entidades:

Selo amarelo (1º nível)
1 – associação humanitária dos bombeiros voluntários de oliveira de azeméis
2 – Serviço de Repartição de Finanças de Oliveira de Azeméis
3 – Estação de Correios de Oliveira de Azeméis
4 – Café Gama
5 – Centro lúdico
6 – Biblioteca Municipal Ferreira de Castro
7 – Junta de Freguesia de Oliveira de Azeméis

Selo Verde Claro (2º nível)
1 – ACES EDV – agrupamento de centros de saúde do EDV
2 – Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta