Hermínio Loureiro não vai «cortar» nas políticas sociais apesar da crise

Data: 01/10/2010

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Hermínio Loureiro, afirmou hoje que o município não vai «cortar» nas medidas de apoio social apesar das dificuldades financeiras do país.

«O que geralmente acontece é que, em tempo de crise, se façam cortes orçamentais mas em Oliveira de Azeméis não vamos prescindir das medidas de apoio social», afirmou o autarca que presidiu, esta tarde, à constituição do Conselho Municipal do Idoso (CMI).

«Continuaremos a investir na área social e a dar uma atenção especial aos idosos pelo contributo que deram à sociedade ao longo das suas vidas», disse.

A criação do Conselho Municipal do Idoso insere-se na preocupação da autarquia pelas questões sociais. «Quando estivermos a planear políticas e a definir as questões orçamentais o novo organismo será o parceiro ideal para sugerir ideias e propor soluções para os problemas», explicou o autarca social-democrata.

«Oliveira de Azeméis foi um dos poucos concelhos do país a avançar com um Conselho Municipal do Idoso através do qual é criada mais uma oportunidade para que a população idosa possa ter voz activa e sejam apresentados projectos que aumentem a sua qualidade de vida. Não podemos desperdiçar a sua sabedoria e os seus conselhos», sublinhou.

Para a vereadora da acção social, Gracinda Leal, o CMI «era uma carência sentida pelas instituições», passando agora a ser o «órgão representativo de todos os cidadãos com mais de 65 anos».

O Conselho Municipal do Idoso tem carácter consultivo e visa a «promoção das pessoas idosas de forma a garantir o seu bem-estar, dignidade e qualidade de vida».

O novo órgão pretende ser interlocutor «junto da comunidade e dos poderes públicos na procura de soluções» e debater «as necessidades e anseios dos idosos encaminhando propostas às respectivas entidades».

No que se refere ás competências, o CMI actuará ao nível da elaboração de propostas e recomendações, emissão de pareceres, promoção dos direitos, prevenção de situações de perigo, levantamento e sinalização de situações sociais mais carenciadas de apoio e difusão de «boas práticas de apoio» junto dos familiares dos idosos «procurando respostas alternativas à negligência e ao abandono».

A constituição do Conselho Municipal do Idoso integrou as comemorações do Dia Internacional do Idoso que reuniu cerca de 300 idosos no pavilhão municipal.

A iniciativa incluiu a sétima edição das Olimpíadas Séniores em que participaram idosos das 19 freguesias.

- Presidente ou vereador do pelouro com competências delegadas, que preside
- 19 cidadãos com 65 ou mais anos em representação das 19 freguesias do município
- Instituto da Segurança Social (Centro Distrital de Aveiro)
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira de Azeméis
- Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Fajões
- Guarda Nacional Republicana
- Universidade Sénior de Oliveira de Azeméis
- Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa de Oliveira de Azeméis
- Fundação Manuel Brandão (Lar)
- Centro Social e Paroquial S. Miguel (Centro de Dia)
- Centro Social e Paroquial do Pinheiro da Bemposta (Apoio Domiciliário)
- Associação de Solidariedade Social de Macieira de Sarnes (Centro de Convívio)
- ARI - Associação de Reformados e Idosos de Macieira de Sarnes
- ARPC - Associação de Reformados e Pensionistas de Carregosa
- GEDAZ - Gestão de Equipamentos Desportivos de Azeméis, E.E.M.
- Conselho de Zona de Terras de Santa Maria - Conferências da Sociedade de São Vicente Paulo.

• Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, reafirmou a aposta do executivo em apoiar os que menos têm e os que mais precisam
  • Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, garante que o município nao vai «cortar» nos apoios sociais apesar da crise
  • Comemorações reuniram centenas de idosos
  • Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis