Projecto em Oliveira de Azeméis ensina a lidar com a doença de Alzheimer

Data: 06/07/2011
Projecto «Cuidar de Quem Cuida» ajuda os cuidadores dos doentes de Alzheimer

Em Oliveira de Azeméis, a autarquia local e as entidades ligadas ao sector da saúde, têm em mãos o projecto «Cuidar de quem cuida», um programa inovador que procura aliviar o sofrimento de pessoas com a doença de Alzheimer e dos familiares que têm a seu cargo este tipo de doentes.

O projecto, que envolve também os outros quatro municípios da região de Entre Douro e Vouga (Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira e Vale de Cambra), arrancou em 2009 e tem vindo a melhorar a qualidade de vida dos doentes através de cursos técnicos e de suporte psicológico ministrados às pessoas (cuidadores) que lidam directamente com a doença.

O programa visa criar respostas de apoio especializado às necessidades dos cuidadores informais de pessoas com doença de Alzheimer e em situação de pós AVC da região do EDV, contribuindo para a melhoria do seu bem-estar biopsicosocial.

Os técnicos associados ao projecto transmitem, aos cuidadores, conhecimentos e técnicas sobre os cuidados a ter na sua relação com os doentes. A aprendizagem incide, por exemplo, no manuseamento de camas articuladas e de cadeiras de rodas, no apoio à ingestão dos alimentos, na higiene pessoal ou ainda na melhor forma de virar o doente na cama.

O projecto assume-se, também, como um espaço de partilha de sentimentos e de troca de experiências.

Os cuidadores ficam conscientes do tipo de consequências se determinados cuidados não forem seguidos. Por essa razão, uma das vertentes do projecto está ligada aos cuidados de enfermagem em que são ensinadas técnicas para que as pessoas possam lidar com os doentes e com as várias situações de incapacidade que entretanto vão surgindo.

«O objectivo é apetrechar o cuidador para a melhor forma de tratar e lidar com o doente, dando-lhe também condições de cuidar de si próprio», afirma a vereadora da acção social, Gracinda Leal.

«São cursos de extrema importância para o município porque era uma lacuna sentida ao nível da saúde e do apoio às pessoas que cuidam dos seus familiares e que não têm qualquer tipo de suporte técnico e psicológico para enfrentar e lidar com uma doença que ainda é muito desconhecida», esclarece.

«O projecto resultou do trabalho que foi feito ao nível do diagnóstico social dos cinco municípios do EDV em que uma das necessidades era o apoio a cuidadores informais», concretiza Gracinda Leal.

Além do ensino técnico, o apoio psicológico é determinante para que os cuidadores dos doentes de Alzheimer ultrapassem as dificuldades diárias.

A técnica da autarquia Dora Brandão explica que «são ensinados mecanismos do cuidador se auto-preservar e cuidar melhor de si e conseguir superar os momentos de maior ansiedade e de maior frustração no trabalho que vai desenvolvendo com a pessoa doente».

O projecto envolve duas outras vertentes ligadas à área jurídica e aos apoios sociais onde são transmitidas informações porque «a determinada altura o doente deixa de saber gerir os seus rendimentos e há que informar do ponto de vista legal os cuidadores de forma a que estes possam satisfazer a vontade da pessoa doente e fazer a gestão dos seus rendimentos».

O projecto «Cuidar de Quem Cuida», em execução desde Junho de 2009, nasceu no âmbito da Plataforma Supra Concelhia do Plano de Desenvolvimento Social da região do Entre Douro e Vouga e resultou da aprovação de uma candidatura ao programa de apoio financeiro do Alto Comissariado da Saúde. O programa tem como entidade promotora o CASTIIS e como parceiros autarquias, entidades ligadas à área social, à saúde e ao emprego.

Os familiares de indivíduos dependentes podem inscrever-se e obter informações sobre o projecto no centro de saúde de Oliveira de Azeméis junto das enfermeiras Teresa Barata e Sílvia Tavares (tel. 256664070), na câmara de Oliveira de Azeméis, junto das técnicas Maria da Luz e Dora Brandão (tel. 256664042) e no projecto Cuidar de Quem Cuida, junto da psicóloga Liliana Ferreira e da enfermeira Ana Isabel Ribeiro (tel. 938343804).

GALERIA DE SONS
  • Vereadora Gracinda Leal fala sobre o projecto