Oliveira de Azeméis está hoje em festa com a celebração do 41º aniversário da elevação a cidade, uma data que assinala um percurso de desenvolvimento e dinâmica do concelho.
As comemorações acontecem numa altura em que a autarquia tem em execução um conjunto de investimentos públicos e privados que estão a alterar a cidade, transformando-a num espaço vivo e dinâmico.
Da lista de projetos destaca-se, por exemplo, as requalificações do Mercado Municipal e da transformação da antiga Garagem Justino em Oficina de Artes, a execução, em fase adiantada, do Parque Urbano ou o novo Fórum Municipal, já concluído, que irá agregar todos os serviços municipais.
Segundo Joaquim Jorge, presidente da autarquia, “continuamos a criar condições de atratividade para a fixação de pessoas e investimento e não nos desviaremos desse caminho para que continuemos a orgulharmo-nos da nossa cidade”.
Coincidindo com o Dia Municipal do Bombeiro, as comemorações incluíram o hastear das bandeiras juntando no Largo da República autarcas e entidades locais bem como as corporações de bombeiros voluntários de Oliveira de Azeméis e Fajões.
Já a meio da manhã, no Agrupamento de Escolas de Fajões, realizou-se a Assembleia Municipal Jovem onde alunos do concelho, na figura de deputados e distribuídos por círculos eleitorais, apresentaram à autarquia propostas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Na resposta aos desafios lançados pelos jovens deputados, o presidente da autarquia considerou as propostas “claras e concretas, com grande impacto na sociedade”.
Entre outras considerações, o autarca reconheceu que, apesar do que está feito, “ainda há um grande caminho a percorrer em termos de mobilidade, acessibilidade, inclusão e segurança no espaço público”.
A Assembleia Municipal Jovem tem como objetivo promover a reflexão e o debate sobre temas que motivem o interesse e a participação de crianças e jovens estudantes na área da cidadania e da participação democrática.