A cidade de Oliveira de Azeméis recebe, este fim de semana, milhares de visitantes para recordar e viver o Mercado que se realizava há mais de um século na então chamada Praça dos Vales.
O evento vai já na 26ª edição e levará, mais uma vez, até ao centro urbano a recriação histórica do final do século XIX e início do século XX quando os comerciantes vindos das várias freguesias se concentravam no centro da cidade para venderem os seus produtos.
Mais de 100 anos depois e pelas ruas principais de Oliveira de Azeméis haverá de tudo à época retratada desde a venda de produtos da terra à presença de ofícios antigos (oleiro, barbeiro, costureira, tecedeira, pão de Ul, berço vidreiro e oficina de restauro e antiguidades), desfile de trajes antigos, triciclos à moda antiga, jogos tradicionais, o tema de cartaz da edição deste ano, estátuas vivas, área de gastronomia com sabores locais e atividades ligadas ao mundo rural (Campo na Cidade).
Tudo isto será complementado com um vasto programa de animação onde a música tradicional popular, e não só, irá despertar a atenção dos visitantes.
Para viver esta recriação histórica, onde os usos e os costumes estarão em evidência aos olhos dos visitantes, só tem de sair de casa nos dias 17 e 18 de maio e deslocar-se ao centro histórico de Oliveira de Azeméis desfrutando de um pouco da história, da gastronomia e do entretenimento que o Mercado lhe irá proporcionar.
A abertura oficial do evento está marcada para as 11h00 do dia 17 no Largo da República.