Uma diversidade de chapéus e bonés, fabricados de forma artesanal pela empresa Chapéus Real, estão expostos até ao dia 04 de julho na Loja Interativa de Turismo de Oliveira de Azeméis, no âmbito do projeto “Indústria fora de portas”.
A inauguração teve a presença do proprietário da empresa, Luís Pinho, e do vice-presidente da Câmara Municipal, Rui Luzes Cabral, que aproveitou o momento para destacar o facto da unidade oliveirense ser uma das duas únicas empresas do país a produzir chapéus de forma manual.
Segundo o autarca, “há muitas pessoas que desconhecem a existência da empresa e as especificidades da sua produção pelo que esta exposição pretende divulgar o que de mais significativo e diferenciador se produz no concelho, ajudando a projetar as nossas indústrias e esta em particular”.
O proprietário da “Chapéus Real” abordou o historial da empresa centrando-se nos modelos produzidos e nos mercados nacional e internacional.
A empresa Chapéus Real, localizada na freguesia de Macieira de Sarnes, foi fundada há mais de seis décadas e adquirida em 2 000 por Luís Pinho, que aprendeu sozinho o ofício e mantém a produção manual, utilizando principalmente pelo de coelho e feltro.
Os principais clientes da Chapéus Real são diversificados abrangendo entidades institucionais, grupos culturais e marcas de moda.
Da lista de clientes destaca-se a polícia espanhola e marcas internacionais como Armani e Rufel, que recorrem à Chapéus Real para produção de chapéus para complementar as suas coleções.
São também clientes da empresa grupos culturais e associativos portugueses, nomeadamente grupos de escuteiros, ranchos folclóricos, bandas de música, grupos de teatro, confrarias, grupos académicos, grupos carnavalescos, creches e escolas.
Local: Loja Interativa de Turismo
Horário: 09h00 às 12h30 e 14h00 às 17h30 (2ª a 6ª)