Sandra Valente vence concurso municipal de doçaria de Oliveira de Azeméis

Data: 23/11/2016
O concurso de 2016 deu especial importância às questões da saúde

Pela terceira vez consecutiva, o Concurso Municipal de Doçaria de Oliveira de Azeméis saldou-se por um êxito com o prémio de “Melhor Iguaria” a ser entregue a Sandra Valente distinguindo a receita “Rosas Santiago”.

O segundo lugar foi para o “Pão-de-Ló da João”, apresentado por Maria João Bastos que também viu premiada com uma menção honrosa os “Rabecos à moda da avó Lena”, na categoria “Iguaria Saudável”. O “Manjar de príncipe”, doçaria confecionada por Conceição Rosinha Bastos, conquistou o terceiro lugar da melhor iguaria 2016.

O prémio na categoria “Iguaria Saudável” distinguiu a “Regueifa de Ul”, confecionada com farinha integral, de Conceição Rosinha Bastos. O júri premiou ainda com uma segunda menção honrosa a receita “Rabanada Tradicional” com pão de Ul, do Agrupamento de Escolas de Loureiro e Pinheiro da Bemposta.

O consurso, realizado em parceria com a Associação Comercial de Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra (ACOAVC), registou a participação de nove concorrentes com um total de 22 receitas e apresentou, como novidade, a criação da categoria “Iguaria Saudável” associada à luta contra a doença da diabetes.

Embora querendo recuperar e divulgar os doces genuínos do concelho, a Câmara de Oliveira de Azeméis encarou o concurso como uma oportunidade de alertar as pessoas para a necessidade de alterarem hábitos alimentares, incidindo em particular na redução de açúcares, farinhas e gorduras.

O concurso municipal de doçaria destina-se a promover, valorizar, criar, recriar e divulgar os doces genuínos de Oliveira de Azeméis, procurando introduzir “um toque de inovação” e privilegiando, na confeção, matérias-primas de Oliveira de Azeméis ou que, pelo menos, sejam transformadas no concelho.