Autarquia lança coleção de postais para promover património

Data: 30/09/2019

A Câmara de Oliveira de Azeméis procedeu ao lançamento de uma coleção de postais sobre 12 pontos patrimoniais de interesse do concelho.

A apresentação das aguarelas, da autoria da artista Joana Pintor, coincidiu com o Dia Mundial do Turismo e com as Jornadas Europeias do Património e serviu para destacar a importância do património como fator de potenciar o turismo.

Segundo o presidente da autarquia, Joaquim Jorge, “os postais representam aquilo que é a nossa realidade” demonstrando que “o concelho tem um elevado potencial do património edificado, arquitetónico, natural e religioso”.

Para o autarca, “todos estes ícones patrimoniais são muito importantes para atrairmos pessoas ao nosso território pelo que temos a obrigação de fazer tudo para potenciar esse património”.

O objetivo da coleção de postais foi suprir uma lacuna na oferta documental do município, num suporte ainda apreciado pelo público e destinado a colecionistas e interessados na história local e no património cultural.

As aguarelas transpostas para os 12 postais são da autoria de Joana Pintor, uma jovem oliveirense que em agosto de 2018 expôs elementos patrimoniais nos antigos Paços da Bemposta revelando grande capacidade de retratar o património mais emblemático do concelho.

As 12 aguarelas estão expostas até ao dia 4 de outubro na Loja Interativa de Turismo, local onde decorreu o lançamento dos postais que, além da Loja Interativa de Turismo, serão postos à venda nos vários edifícios municipais.

Os postais retratam o Castro de Ul, a casa-museu Ferreira de Castro, o açude do Pedregulhal, o edifício dos Paços do Concelho, as minas do Pintor, a capela de Nossa Senhora da Ribeira, o Largo da malha, o moinho do rio Ul, o Mosteiro Beneditino do Couto de Cucujães, a Ponte do Manica, o parque e a capela de La Salette e a Praça José da Costa.