Oliveira de Azeméis nomeado “Terra de Culinária 2015”

Data: 10/12/2014
Oliveira de Azeméis será em 2015

Oliveira de Azeméis foi nomeado Concelho “Terra de Culinária 2015”, com o tema “Cá se fazem e cá se comem”. O projeto “Sabores de Azeméis”, apresentado no Auditório da Praça da Cidade, foi o escolhido pela Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia (APTECE). Esta distinção permite a Oliveira de Azeméis valorizar e promover o património gastronómico do Concelho, envolvendo as suas diversas entidades e associações.

“Esta é uma distinção que orgulha os Oliveirenses e afirma a nossa identidade. No próximo ano, o nosso Concelho vai honrar este prémio e promover a sua herança gastronómica, aprofundar os aspetos culturais associados, alargar o leque de conhecimentos gastronómicos e difundir a informação das tradições oliveirenses, muitas delas seculares”, afirmou o Presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.

“O reforço de Oliveira de Azeméis como destino turístico ganha com esta iniciativa um novo rosto e um novo conjunto de atividades a realizar durante o próximo ano. Vamos ultrapassar aquilo a que nos propomos pois temos condições para nos afirmarmos como uma terra de culinária com orgulho. Vamos trabalhar e envolver o movimento associativo e todos os parceiros oliveirenses ligados à hotelaria e restauração”, acrescentou o autarca.

Por seu turno, José Borralho, Presidente da APTECE, salientou que “das dezenas de candidaturas, Oliveira de Azeméis foi a que apresentou o projeto mais completo e ambicioso”

No plano de ações para 2015 inserem-se a conclusão do processo de certificação do Pão de Ul e da Regueifa de Ul, a produção de materiais e conteúdos que promovam a gastronomia local (Receituário Gastronómico Local), a realização de eventos (Mercado à Moda Antiga, S. Brás, Mega Regueifa de Ul – Guiness Book of Records, Há Festa na Aldeia, Receituário Gastronómico Local, Fins-de-Semana Gastronómicos), dos quais se destaca o 1º Concurso de Gastronomia de Oliveira de Azeméis, assim como a realização de um festival gastronómico e de outros eventos.

A aposta na dinamização do Centro de Provas Gastronómicas do Parque Temático Molinológico, em Ul, será também, um dos pontos fortes.

No congresso nacional daquela associação, realizado na Figueira da Foz, o Município recebeu a insígnia que lhe permite agora implementar o projeto “Sabores de Azeméis”, que se propõe promover o património gastronómico do Concelho.