• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

Criada associação para gerir o Parque Temático Molinológico

Data: 08/09/2009
Oliveira de Azeméis
Associação surgiu para gerir o parque molinológico
A conservação, a promoção e a gestão do Parque Temático Molinológico, situado em Ul, Oliveira de Azeméis fazem parte dos objectivos da associação que, esta semana, foi constituída para administrar os três núcleos de moinhos recuperados pela autarquia.

A Associação do Parque Temático Molinológico (PTM) visa «revitalizar o relacionamento dos moinhos com os rios e paisagens envolventes através de projectos que envolvam os diversos agentes, entidades públicas e privadas, empresariais e de carácter social».

Além da autarquia, são associados fundadores as juntas de freguesia de Ul e Travanca, a Associação de Produtores de Pão de Ul e a Confraria das Papas de S. Miguel.

A associação está aberta à adesão de novos sócios, públicos e privados que se enquadrem nos objectivos da sociedade.

«Queremos que a associação seja agregadora de outros agentes e associações de carácter regional como o Turismo do Porto e Norte e a Associação Nacional de Municípios e de Produtores para a Valorização e Qualificação dos Produtos Tradicionais Portugueses (Qualifia)», afirmou o vereador do turismo da autarquia antes da assinatura de constituição da entidade que vai gerir o parque.

«A criação da associação é um marco importante para o Parque Temático Molinológico pois ela passará a promover, a gerir e a acolher os utilizadores deste espaço», disse António Rosa, anunciando que já passaram pelo parque «milhares de visitantes».

Entre os grupos de visitantes destaca-se a comunidade escolar que, de forma regular, ali se desloca em grupos de crianças e jovens para ficar a conhecer a história dos moinhos e a produção, ao vivo, do pão de Ul.

A adesão deixa satisfeito o presidente da autarquia afirmando que o interesse das escolas «demonstra que o investimento realizado foi muito bem dirigido e está a cumprir os seus objectivos».

O impacto da infra-estrutura na comunicação social reforça, também, o entusiasmo de Ápio Assunção para quem há que continuar a aproveitar o potencial do parque para promover o espaço e «as actividades económicas que, indirectamente, beneficiam deste investimento como, por exemplo, a hotelaria e o comércio local».

«Não são ainda passados três meses após a inauguração do parque e já todos confirmámos o entusiasmo que esta estrutura gerou a vários níveis», disse o autarca, apelando à entrada de outras entidades na associação.

Cabe à entidade criada «promover e implementar políticas de incentivos à conservação e gestão do parque temático molinológico» e «realizar, promover ou patrocinar actividades de fomento cultural, ambiental e de divulgação».

A realização de conferências, a promoção de acções viradas para o turismo cultural e de lazer e a integração do parque nos circuitos de oferta turística enquanto destino ligado á fruição dos recursos patrimoniais, históricos e paisagísticos enquadram-se também nos objectivos da associação.

O Parque Temático Molinológico foi inaugurado em Março de 2009 e ocupa uma área de 29 hectares, dividindo-se pelas freguesias de Ul e Travanca.

O espaço é constituído por 11 moinhos de água, a maioria recuperados pela autarquia ao abrigo de uma candidatura ao III Quadro Comunitário de Apoio, e os restantes por promotores privados.

 

GALERIA DE IMAGENS
  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]