Escola Bruno Neves e Futsal Azeméis recebem apoios para a formação

Data: 17/06/2016

A Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis assinou dois contratos-programa com a Escola de Ciclismo Bruno Neves e o Futsal Clube de Azeméis para apoio à formação desportiva e ao desenvolvimento da prática desportiva.

As duas coletividades receberam apoio financeiro no valor de 74 mil euros e são, segundo o presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, o “sinal demonstrativo da riqueza e do dinamismo do associativismo”.

O autarca elogiou o “trabalho extraordinário” da Escola de Ciclismo Bruno Neves ao nível competitivo, bem como “na promoção da bicicleta e da classe BTT”.

“É uma associação recente mas que tem feito um trabalho notável”, disse Hermínio Loureiro, lembrando que a Escola é uma “parceira importante” nos eventos desportivos promovidos pela autarquia, em particular nas provas de BTT e XCO.

“O apoio financeiro de 55 mil euros justifica-se e a Escola de Ciclismo pode continuar a contar com o apoio e a colaboração do município”, adiantou, destacando a importância que a bicicleta tem para a prática desportiva tanto na vertente competitiva como de lazer.

No que se refere ao uso da bicicleta, enquadrado na política de mobilidade sustentável reclamada para a cidade, Hermínio Loureiro disse ter sido já concluída a primeira fase da ciclovia entre as zonas desportiva e escolar e anunciou que brevemente serão concretizadas ligações a outros pontos da cidade.

“Queremos valorizar a mobilidade com percursos seguros, cómodos e devidamente sinalizados”, comentou, referindo que esta é apenas uma de outras ações previstas, das quais destacou a instalação de postos de aluguer de bicicletas (bike sharing).

Trata-se de um “projeto ambicioso para tirar os automóveis do núcleo urbano” e integrado no “processo de descarbonização do centro da cidade”.

O segundo contrato-programa no valor de 19 mil euros, assinado com o Futsal Clube de Azeméis, destina-se a apoiar a formação desportiva e à divulgação do logotipo “Azeméis é Vida” no equipamento dos jogadores da equipa oliveirense que na próxima época vai disputar o campeonato nacional depois de se ter sagrado campeão nacional da segunda divisão.

“É uma jovem associação que é muito mais que um clube de futsal porque é um parceiro indispensável da autarquia dando o seu contributo na realização dos eventos e atividades”, afirmou Hermínio Loureiro, satisfeito pela subida de divisão.

“Este feito histórico traz ao clube outras responsabilidades porque o Futsal Clube de Azeméis  vai estar na montra mais alta da modalidade”, comentou.

“Demonstrámos que os orçamentos não ganham campeonatos mas sim ganham-se com suor e trabalho”, concluiu.

A Câmara Municipal assinou ainda um protocolo com a Liga de Amigos do hospital S. Miguel para a cedência, a título gratuito, de uma sala no edifício das antigas instalações da biblioteca municipal, situado na rua Bento Carqueja, no centro da cidade.