Investimento de 720 mil euros transforma rio «Caima» em centro turístico

Data: 04/02/2011
A requalificação das margens do rio Caima, em Palmaz, ficarão concluídas até ao final de 2011

A Câmara de Oliveira de Azeméis assinou o contrato de empreitada de recuperação das margens do rio Caima, um investimento de 721 mil euros que irá requalificar ambientalmente 16 hectares de terreno da freguesia de Palmaz.

«O projecto é interessante do ponto de vista ambiental e turístico estando associado à valorização das energias renováveis», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da autarquia.

As obras de requalificação foram adjudicadas pela autarquia por um valor 25% abaixo do preço-base do concurso, anunciou o presidente do município na assinatura do contrato de empreitada.

«O projecto insere-se na aposta e na valorização do turismo, uma área estratégica para o concelho de Oliveira de Azeméis, acrescida com a responsabilidade do município integrar a Área Metropolitana do Porto», disse.

«A autarquia não quis desperdiçar a oportunidade de aproveitar o potencial turístico do concelho», explicou Hermínio Loureiro acrescentando que «este é mais um passo para a requalificação dos nossos rios».

«Vamos ter um rio Caima despoluído, atractivo e na área económica potenciador de riqueza para o município», garantiu.

«A intervenção pretende ser o motor de um projecto de valorização abrangente onde são bem evidentes as preocupações ambientais através da construção de um eco-hotel, o primeiro investimento privado em Portugal que irá funcionar integralmente com energias renováveis», afirmou o autarca.

A recuperação das margens do rio Caima envolve a valorização da zona entre a antiga fábrica de papel do Caima e o açude do Areínho e resulta de uma parceria público-privada em que intervêm a autarquia, a Área Metropolitana do Porto e os proprietários dos terrenos.

As obras, que ficarão concluídas até ao final de 2011, vão abranger 70% de Reserva Ecológica Nacional (REN) e 26% da Reserva Agrícola Nacional (RAN).

Na área de intervenção, o município quer recuperar algumas infra-estruturas devolvendo à população usos antigos e o usufruto de espaços naturais e de lazer onde se inclui a recuperação de lagoas em piscinas biológicas, espaços para piqueniques e a construção de uma praia fluvial com travessia pedonal sobre as lagunas.

O plano, comparticipado pelo  Programa Operacional Regional do Norte (ON.2), fará ainda a reposição da vegetação característica da zona onde se inclui a utilização de espécies vegetais arbóreas autóctones resistentes ao fogo.

Fora do âmbito ambiental e turístico, o projecto tenciona avançar, nas antigas instalações da fábrica de papel do Caima, com a leccionação de mestrados na área de cuidados continuados, em parceria com a Universidade de Aveiro.