Município associado à institucionalização do turismo em Portugal

Data: 09/05/2011
As comemorações da institucionalização do turismo em Portugal envolvem várias acções onde o futuro do sector estará em evidência

A institucionalização do turismo em Portugal aconteceu há 100 anos com a criação da Repartição de Turismo anunciada no IV Congresso Internacional do Turismo na Sociedade de Geografia de Lisboa.

As comemorações da data permitem destacar o passado com as etapas mais importantes deste período e projectar o futuro de um dos sectores com mais peso na economia nacional.

O concelho de Oliveira de Azeméis associou-se à efeméride integrando a listagem dos «Postais de Portugal 1911-2011» no site do Centenário (http://www.centenariodoturismo.org/).

A imagem representativa do município, devidamente documentada, é o parque de La Salette, considerado o ex-libris da cidade.

Além da mancha verde, o município apresenta outros atractivos, destacando-se o parque temático molinológico, localizado nas freguesias de Ul e Travanca, e o centro histórico de Oliveira de Azeméis.

Neste espaço, transformado em zona pedonal, pode observar-se a igreja matriz, o marco miliário, a casa dos Sequeira Monterroso, a casa de Bento Carqueja, o monumento ao escritor Ferreira de Castro, a casa dos Corte Real (imóvel classificado) e o chafariz do Martyr.

Merece ainda visita o Berço Vidreiro, instalado no parque da cidade onde é possível assistir ao fabrico artesanal de peças de vidro, e a zona histórica da Bemposta, na freguesia do Pinheiro da Bemposta.