Piscinas de La Salette requalificadas abrem ao público

Data: 26/06/2015
Piscinas de La Salette requalificadas

As piscinas municipais de La Salette foram alvo de profundas obras de remodelação. Mais modernas e apelativas abrem ao público na próxima segunda-feira mas já este sábado recebem o evento “Goes Swimming” integrado na «Fun Zone».

Adaptá-la aos novos tempos e, sobretudo, dotá-la de mais qualidade e maior sustentabilidade foi o objetivo da intervenção realizada, que terá um custo a rondar os 240 mil euros. "As piscinas municipais de La Salette são um equipamento histórico de Oliveira de Azeméis, ao serviço dos oliveirenses e de todos aqueles que nos visitam. A requalificação profunda de que foi alvo permitiu modernizar as infraestruturas técnicas e de apoio aos utilizadores deste espaço, que se apresenta agora mais acessível, funcional e cómodo” – referiu Hermínio Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis.

“A aposta na racionalização dos custos e a nível energético, – defende ainda o autarca - merece também destaque, projetando a piscina para um futuro sustentável e preocupado com o meio ambiente. Por último gostaria de destacar a localização excecional das piscinas, enquadradas num parque centenário e que se funde com a história de Oliveira de Azeméis, a visitar e desfrutar."

As intervenções mais significativas verificaram-se no tanque principal onde se reduziu o volume da água em 40%, uma alteração que permite simultaneamente poupança de água e os custos de manutenção do ponto de vista energético.

Todos os tanques das piscinas foram impermeabilizados e executadas novas redes de circulação de água. A casa das máquinas foi totalmente renovada com equipamentos energeticamente mais eficientes e adequados à nova realidade.

Mas a preocupação com a poupança energética não se ficou apenas pela manutenção das piscinas já que foi também instalado um sistema de aquecimento de águas sanitárias com capacidade para 90 banhos a cada quatro horas. Fator que reduzirá substancialmente os custos.

Para além da remodelação dos tanques foram também intervencionados os pisos circundantes das piscinas e a vedação do equipamento foi substituída por painéis mais resistentes.

Também os balneários e área de apoio foram requalificados com nova rede de águas, novos pavimentos antiderrapantes e os espaços redefinidos com estruturas modulares em material fenólico.

A intervenção foi realizada de forma mista, ou seja, uma parte significativa dos trabalhos foram executados por administração direta e os trabalhos de maior complexidade técnica foram objeto de empreitada.