PTM organiza caminhada pela rota dos moleiros

Data: 26/03/2012
O Parque Temático Molinológico quer despertar a curiosidade para o seu património material e imaterial através da «Caminhada pela rota dos moleiros»

O Parque Temático Molinológico (PTM) de Oliveira de Azeméis associa-se, nos dias 30, 31 de março e 1 e 7 de abril, ao «Dia do Moinhos Abertos» com a realização de uma caminhada pela rota dos moleiros e com uma feira de artesanato.

O ponto forte das comemorações, uma iniciativa promovida pelos Moinhos de Portugal, será no dia 1 de Abril, às 09h30. A partir dessa hora inicia-se a caminhada pela rota dos moleiros com concentração no núcleo da Ponte da Igreja.

O percurso, de dificuldade baixa, vai levar os participantes a percorrer os moinhos do PTM que estarão abertos para que possam ter contacto com o seu interior e conversarem com os moleiros sobre a moagem de cereais, uma atividade ancestral do concelho.

A caminhada pretende mostrar as potencialidades do património natural, arqueológico e molinológico do PTM e motivar os visitantes para a prática do pedestrianismo.

A organização convida os participantes a levarem piquenique, desfrutando do parque de merendas.

As inscrições para a caminhada são gratuitas e devem ser efetuadas no formulário existente em www.facebook.com/moinhosdeazemeis, através do email [email protected] ou telefonicamente para os números 256 683 170 e 925 661 458.

No dia 1 de Abril realiza-se no PTM uma feira de artesanato que passará a efetuar-se no primeiro domingo de cada mês.

Nos dias 30 e 31 de Março e 1 de Abril, o parque proporciona visitas guiadas aos moinhos de água e a confeção de regueifas e pão de Ul.