• Atendimento
  • Portal Geográfico
  • Banner Vidro
  • Banner Por um país com bom ar
  • Banner Andante
  • Banner Mercado à Moda Antiga
  • Banner Arquivo municipal digital
  • Banner Memórias OAZ
  • Banner IFRRU
  • Banner Portugal 2020
  • Banner A minha rua
  • Banner INDAQUA

II PLANO MUNICIPAL 2017-2019

O Município, sendo uma Autarquia Local, é uma das estruturas do governo mais próximas das pessoas e que, dada a sua proximidade, se posiciona favoravelmente para implementar as ações e medidas junto dos cidadãos e cidadãs tendo em vista a concretização do princípio da igualdade. Para isso, é importante a partilha de experiências e de boas práticas entre as várias entidades que, ao nível municipal e intermunicipal, participam na luta contra a discriminação e procuram cada vez mais o direito à igualdade entre homens e mulheres.

Numa sociedade em que, muitas vezes, o exercício responsável de cidadania ainda é substituído por preconceitos, ideologias e comportamentos discriminatórios, há que definir como estratégia local o princípio da igualdade de direitos e oportunidades em todas as suas dimensões.

Assim, o Município de Oliveira de Azeméis não se tem demitido do seu papel de promotor da Igualdade e Responsabilidade Social, pelo que tem vindo a percorrer um caminho gradual e consistente nas suas preferências estratégicas integrando, sempre que possível, estas matérias nas políticas municipais e medidas que vai desenvolvendo, procurando destacar cada vez mais os valores do respeito e da tolerância, contribuindo para a promoção de uma sociedade mais coesa, eliminando estereótipos e preconceitos, capazes de minar a união entre as pessoas.

É exemplo disso, o II Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social do Município de Oliveira de Azeméis que define a ação do município em vários domínios de atuação, até ao horizonte de 2019.

Vereador da Ação Social
Rui Luzes Cabral

 

MENSAGEM DA CONSELHEIRA LOCAL PARA A IGUALDADE
A Igualdade no Município de Oliveira de Azeméis Em boa hora o Município de Oliveira de Azeméis deu o primeiro passo para a construção de uma sociedade onde a Igualdade de oportunidades fosse uma realidade efetiva. E foi, com esforço, responsabilidade e a importância que esta área exige, que foi elaborado o I Plano Municipal para a Igualdade e Responsabilidade Social.

Em 2018, o II Plano é já uma realidade, dando continuidade a um caminho iniciado que urge não parar, pois abordar o tema da Igualdade no século XXI, pode parecer algo desajustado no mundo dito moderno e desenvolvido em que vivemos.

No entanto, acredito que é cada vez mais necessário, um grande envolvimento e uma maior mobilização de todas as pessoas e organizações, para que se cumpram os Objetivos do Milénio, um dos quais relacionado com a eliminação da pobreza e onde as questões da igualdade também têm o seu lugar.

Com a implementação deste II Plano deve ser consolidada a mensagem: qualquer pessoa tem o dever de fazer deste caminho uma bandeira no seu dia-a-dia, pois sem igualdade de oportunidades, o desenvolvimento social estará comprometido. A integração dos conceitos associados à Igualdade nos princípios e valores das nossas organizações, sejam elas públicas ou privadas, nas nossas escolas, mas também nas nossas famílias, contribuirá para a diminuição da violência, dos riscos e conflitos, da insegurança, ajudando a criar ambientes pacíficos, tolerantes e respeitadores.

Que as metas traçadas neste II Plano sejam alcançadas!

E que cada trabalhador e trabalhadora do Município de Oliveira de Azeméis seja motor de mudança, para que a mensagem chegue a quem precisa.

É hora de continuar o trabalho iniciado e ninguém poderá ficar para trás. Cada pessoa é uma pedra basilar neste trabalho!

A expetativa colocada nos indicadores de desempenho que compõem, o Índice Municipal para a Igualdade, trará com toda a certeza um grande contributo para a definição de novas medidas em matéria de Igualdade no Município de Oliveira de Azeméis.

Ainda há muito para fazer e conquistar!

Vamos localmente, construir uma vida melhor para Mulheres e Homens!

A Conselheira Local para a Igualdade

Gracinda Leal

Abril 2018

 

PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL

  • Casa Museu Ferreira de Castro Iporto - Agendas Cineteatro Caracas Concurso de Música Terras de La Salette IPORTO
  • Facebook Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis Centro de Línguas de Oliveira de Azeméis Arquivo Municipal Academia de música
  • Piscina Municipal de Oliveira de Azeméis Azeméis Educa Twitter Parque Temático Molinológico Parque de La Salette
  • Loja Ponto Ja Biblioteca Municipal Ferreira de Castro Galeria Tomás Costa
Valid XHTML 1.0 Transitional CSS válido! Level Triple-A conformance icon, W3C-WAI Web Content Accessibility Guidelines 1.0 Símbolo de Acessibilidade à Web
CM Oaz - Todos os direitos reservados Largo da República, 3720-240 Oliveira de Azeméis [email protected]