Encontro junta pela primeira vez as bandas filarmónicas do concelho

Data: 13/06/2016
Primeiro encontro de Bandas do concelho de Oliveira de Azeméis realiza-se a 25 de setembro na freguesia do Pinheiro da Bemposta

As seis filarmónicas do concelho de Oliveira de Azeméis vão reunir-se num encontro de bandas marcado para o final do verão na freguesia do Pinheiro da Bemposta.

Esta é a primeira iniciativa a juntar todas as bandas do concelho, uma velha aspiração dos seus dirigentes que acabam de confirmar a realização do encontro para o dia 25 de Setembro.

Segundo José Rodrigues, presidente da direção da banda do Pinheiro da Bemposta, coletividade anfitriã da primeira edição, “o encontro pretende promover junto da população o trabalho musical desenvolvido pelas bandas, além do convívio entre os músicos”.

A iniciativa inclui, da parte da manhã, um desfile das filarmónicas pela zona pedonal de Oliveira de Azeméis e, à tarde, o concerto com execução musical de cada banda. Com data anual fixa para o dia 10 de junho, Dia de Portugal, excecionalmente o encontro realiza-se este ano em setembro.

“Este é um momento que ficará na história das seis coletividades, uma data inesquecível”, afirmou o presidente da Câmara, Hermínio Loureiro, na apresentação da iniciativa.

“Será uma ocasião única termos centenas de músicos a tocar juntos”, disse o autarca considerando o encontro “um exemplo de união” e a demonstração da “força do movimento associativo e da expressão que a música tem no concelho”.

O autarca deixou aos responsáveis das bandas, a notícia de que foi já decidido o apoio da autarquia para os novos fardamentos.

No âmbito da política que tem sido seguida para “dar as melhores condições para a prática musical”, Hermínio Loureiro lembrou ainda o apoio à formação musical, a requalificação de algumas sedes e a colaboração com a Academia de Música de Oliveira de Azeméis.

Segundo o autarca, “o município está a investir na música, na juventude, na formação musical cujo trabalho extraordinário depois as bandas espalham pelo país e pelo estrangeiro ajudando a projetar o nome do município”.

Participam no I Encontro a Banda de Música de Carregosa, Sociedade Filarmónica Cucujanense, Banda Musical de Fajões, Banda de Música de Loureiro, Banda de Música de Pinheiro da Bemposta e Banda de Música de Santiago de Riba-Ul.

O I Encontro de Bandas de Música de Oliveira de Azeméis terminará com a execução conjunta de duas peças, uma delas o hino nacional, anunciou o vereador da educação, Isidro Figueiredo. Existe ainda, segundo o mesmo, a intenção de ser criado um hino para o evento.

Em 2017, a organização do II Encontro de Bandas será da responsabilidade da Banda de Música de Santiago de Riba-Ul.