Biblioteca municipal Ferreira de Castro comemora 12 anos este sábado

Data: 11/12/2019

A biblioteca municipal Ferreira de Castro (BMFC) comemora este sábado o 12º aniversário aproveitando a data para destacar não só os melhores leitores mas também projetos e pessoas que ajudaram este espaço a promover a leitura, a escrita e o espírito crítico.

Nesse dia, o equipamento oferece ao público, às 15h30, o conto musical para toda a família “A Noite de Natal” distinguindo, a seguir, os melhores leitores deste ano.

Além de ter registado este ano 458 utilizadores novos, elevando para 11 389 o número total de utentes, a BMFC desenvolveu ao longo de 2019 um conjunto de ações das quais sobressai a iniciativa “Um escritor apresenta-se…” que levou até à biblioteca os escritores Maria João Lopo de Carvalho, João Tordo, Luísa Sousa, Sérgio Bastos e Gil Bastos. No dia 20 deste mês está prevista a presença do escritor Afonso Cruz, vencedor já de vários prémios.

Destaque ainda, em 2019, para a atividade do Clube de Leitura “Encontros com Ferreira de Castro”, a realização de um sunset literário, o concurso de poesia Agostinho Gomes, o campeonato de pesquisa na internet PesquisOAZ, a fase municipal do Concurso Nacional de Leitura, o programa de visitas guiadas à BMFC “As viagens do Anis” e o percurso pedestre com leitura de poesias destinado a assinalar o centenário do nascimento da escritora Sophia de Mello Breyner Andresen.

Desde que abriu portas em 2007, a BMFC realizou já 106 457 empréstimos de livros dos quais 5350 foram efetuados nos últimos 12 meses, entre 15 de dezembro de 2018 e o dia seis deste mês.

O leitor com mais empréstimos em 2019 (65) é Tomás António de Sá Oliveira, de nove anos.

Desde a inauguração da biblioteca o utilizador com mais empréstimos (779) é Luís Filipe Gomes de Aguiar Pereira.

Leitores top 2019

Primeiras leituras

Escalão etário: 0-3 anos
Margarida António de Sá Oliveira (53 empréstimos)