A Fundação Xanana Gusmão reconheceu publicamente o apoio da Câmara de Oliveira de Azeméis na melhoria da rede escolar e na atribuição de bolsas de estudo em Timor-Leste através da campanha «Do Sonho à Realidade».
A verba de 113 mil euros angariada na campanha promovida pela autarquia em 2004 foi investida, na sua maioria, na recuperação de duas escolas pré-primárias na província de Aileu e no distrito de Díli, no envio de material escolar, computadores, impressoras, fotocopiadoras e na atribuição de 300 bolsas de estudo.
Segundo Teófilo Fonseca, representante da Fundação Xanana Gusmão, «os apoios financeiros permitiram apoiar centenas de alunos, recuperar equipamentos e aumentar a qualidade de ensino em Timor-Leste». Os apoios materiais tiveram como destino escolas primárias e secundárias, universidades, paróquias e o seminário de Díli.
As relações de amizade e cooperação entre o município oliveirense e Timor Leste tiveram início quando Xanana Gusmão, antigo presidente do país, se deslocou a Oliveira de Azeméis e teve, em Teófilo Fonseca, o intermediário dos contactos entre as duas regiões.
«O município tem boas relações com Timor Leste e é nosso desejo manter esse contacto», afirmou Hermínio Loureiro, presidente da autarquia, lembrando que «foi através de Teófilo Fonseca que se estreitaram os laços com Timor Leste».
«Além de oliveirense, ele é mais que um amigo pois está na base da aproximação de Oliveira de Azeméis àquele país do sudeste asiático», sublinhou o autarca, recordando os esforços que têm sido feitos para o povo timorense melhorar a sua qualidade de vida.
« Timor Leste é hoje um país que está a crescer e a ultrapassar as dificuldades», disse.
No âmbito da campanha «Do Sonho à Realidade», o antigo presidente Xanana Gusmão visitou Oliveira de Azeméis por duas vezes, a última em 2006 onde manteve contactos com algumas empresas e assinou protocolos de cooperação no âmbito escolar e da oferta de livros.
O representante da Fundação timorense agradeceu a solidariedade da empresa «Valente Marques SA», e dos seus colaboradores, que permitiu beneficiar «dezenas de crianças cobrindo os custos de 75 bolsas de estudo atribuídas a alunos do ensino primário, pré-secundário e a algumas escolas do secundário».
Para a Fundação ALOLA, que gere os projectos da Fundação Xanana Gusmão, a campanha liderada pela câmara de Oliveira de Azeméis garantiu que centenas de crianças tivessem a «oportunidade de saber o que é um computador», a «possibilidade de frequentar a escola» e «saber o que é ter um livro».
A intervenção nas escolas Seloi Kraik e Caridade permitiu a sua recuperação, a construção de novas salas e de espaços de aprendizagem, instalações sanitárias e a construção de redes próprias de saneamento. A reabilitação dos dois edifícios ocorreu entre Janeiro e Agosto de 2010.
A campanha nacional de solidariedade «Timor: Do sonho à Realidade» foi lançada em 2004 pela autarquia com o objectivo de angariar verbas destinadas a apoiar a comunidade escolar e a promover a língua portuguesa.