A Assembleia Municipal Jovem foi uma vez mais, promovida pela Assembleia Municipal de Oliveira de Azeméis, Câmara Municipal e os agrupamentos de escolas concelhias, envolvendo 739 alunos das escolas do concelho.
O Agrupamento de Escolas de Fajões foi o anfitrião desta edição que assinalou o 41.º aniversário da elevação a cidade, e que debateu o tema sobre “Acessibilidades e Inclusão em edifícios públicos, em Oliveira de Azeméis”.
Alunos do concelho, na figura de deputados e distribuídos por círculos eleitorais, apresentaram à autarquia propostas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida da comunidade.
Na resposta aos desafios lançados pelos jovens deputados, o presidente da Câmara Municipal, considerou as propostas “claras e concretas, com grande impacto na sociedade”. Entre outras considerações, o autarca reconheceu que, apesar do que está feito, “ainda há um grande caminho a percorrer em termos de mobilidade, acessibilidade, inclusão e segurança no espaço público”.
A próxima edição da Assembleia Municipal Jovem já está agendada para 2026 no Agrupamento de Escolas Ferreira de Castro, com o tema vencedor "Promoção de estilos de vida mais saudáveis em Oliveira de Azeméis”.