Milhares de pessoas à espera da Noite Branca de Oliveira de Azeméis

Data: 09/09/2016
Centro urbano de OLiveira de Azeméis espera milhares de pessoas na Noite Branca, a 17 de setembro

O centro histórico de Oliveira de Azeméis vai ser invadido por milhares de pessoas no dia 17 de setembro para viver a quinta edição da Noite Branca.

Tem sido assim nos anos anteriores e em 2016 essa é a expetativa do presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, para quem a iniciativa é já um evento de “referência” arrastando muitos visitantes de fora do concelho, além dos residentes.

“A Noite Branca está melhor de ano para ano e tem vindo a crescer o que nos obrigou a alargar o perímetro de influência”, afirmou Hermínio Loureiro na apresentação do evento que este ano vai contar com 36 associações, mais 12 do que no ano passado.

A única exigência da autarquia é que os participantes “vistam de branco”, diz o autarca, anunciando que “a animação será itinerante” por todas as ruas onde se espera “uma noite diferente e bastante animada, onde não faltará a magia”.

A ideia não é “competir com ninguém” embora a iniciativa já venha a “despertar o interesse de outros municípios”, acentua Hermínio Loureiro.

O autarca espera que “a iniciativa vá de encontro às expectativas de quem tem no seu roteiro visitar Oliveira de Azeméis nesse dia”. As ruas estarão, por essa razão, “decoradas com motivos brancos” surpreendendo os visitantes.

A Noite Branca inicia-se às 20h00 do dia 17 decorrendo na zona central da cidade.

Numa vasta área que inclui o jardim público, rua António Alegria, rua Bento Carqueja, Rua do Emigrante, Largo da República, rua do Cruzeiro, rua Dr. Ernesto Soares dos Reis (Praça da Cidade) e rua Artur Correia Barbosa os visitantes vão desfrutar de muita animação itinerante e fixa, bares, música, dança, teatro, espetáculos de rua, artesanato, artes populares, estátuas vivas e artistas a trabalhar ao vivo (pintura, escultura e cartoonismo).

A Noite Branca, inserida no programa local da Semana Europeia da Mobilidade, tem o envolvimento das associações concelhias.

“Sem elas seria mais difícil conseguirmos o êxito que temos conseguido”, adianta o presidente da Câmara, acentuando que o evento é um importante meio de angariação de verbas para as coletividades participantes poderem cumprir os seus planos de atividades.

Também o comércio tradicional, mantendo as portas abertas até de madrugada, sai beneficiado com a iniciativa orçada em 40 mil euros.

Segundo o vereador Pedro Marques, a Noite Branca de Oliveira de Azeméis diferencia-se de outras iniciativas similares pela “particularidade de viver muito da dinâmica das associações e da animação de rua”.