Alunos vão ter o apoio de «malas pedagógicas»

Data: 30/03/2011
O objectivo do projecto «Malas pedagógicas» é dar a conhecer a vida e obra do escritor Ferreira de Castro através de material lúdico

A casa museu Ferreira de Castro, em Oliveira de Azeméis inicia em Maio o projecto «Malas pedagógicas» através do qual pretende fornecer às escolas ferramentas de apoio em contexto de sala de aula.

O projecto, destinado a difundir a vida e obra do escritor natural da freguesia de Ossela, e autor do livro «A selva», consiste em fazer circular pelas escolas, a pedido destas, malas contendo no interior diverso material lúdico e pedagógico relacionado com o escritor oliveirense.

Entre o material disponível estão as «Letras em linha», um exercício lúdico visando a associação de algarismos com letras, o «Ferreirolioo», um jogo semelhante ao «monopólio» destinado a dar a conhecer a obra do escritor, o «Jogo de memória» e o «Jogo dos cubos», assente num puzzle 3D.

As malas itinerantes, um projecto inovador que pretende chegar a todos os estabelecimentos de ensino do concelho, devem ser requisitadas pelos professores, estando sob a responsabilidade do serviço educativo da casa museu Ferreira de Castro.

As ferramentas pedagógicas dentro de cada mala são definidas pela equipa da casa museu em função das idades dos alunos destinatários.

O prazo máximo em que as escolas podem usar os materiais e os documentos é de cinco dias úteis, devendo as malas serem, depois, devolvidas à equipa do serviço educativo.

Outras informações estão disponíveis pelo e-mail [email protected] e pelo telefone 256 690 100.